O Jogo

“Médios da Holanda subiam demasiado cedo”

PRESUNÇÃO Conforto com o regresso à simplicida­de do 4x3x3 e boa leitura do adversário: a receita para a vitória na final

-

Se a Suíça é a crónica do desacerto, a Holanda, final da Liga das Nações, é a crónica da pontaria afinada e uma lição de como se trata a inseguranç­a. Mas também de uma análise que irritou Fernando Santos pelos aplausos errados que recebeu. Também há disso.

• William a marcar De Jong? Vejam o filme

“A Holanda joga de uma forma completame­nte diferente. Ouvi em qualquer lado que o William tinha ordem para ir atrás do De Jong mesmo que ele fosse à casa de banho. Ora, eu nunca mandei marcar ninguém homem a homem na minha vida. Uma vez tive um treinador que me mandou marcar o Alves, no Bessa, mesmo que ele fosse à casa de banho, é verdade, mas eu nunca mandei. Aliás, nem era o William que teria de o fazer”.

• As críticas ao desempenho com a Suíça

“Se detetares ruído, então tens de dar conforto. É claro que um 4x3x3 é muito mais fácil; eu conhecia os meus riscos. Assim como é mais fácil com 4x4x2 clássico. A questão é como vais resolver os problemas do jogo.”

• Bruno Fernandes vs De Jong

“Eles jogavam com dois médios e faziam sempre a mesma coisa. O De Jong baixava para receber a bola e sair na primeira fase de construção e eles invertiam o triângulo do meio-campo. Disse aos meus jogadores que íamos jogar 1x2, o William à esquerda o Bruno Fernandes à direita. O De Jong jogou sempre à esquerda [do ponto de vista da Holanda], só pontualmen­te jogou à direita. Disse ao Bruno: ‘Deixa-te estar por ali, não te aproximes dele, mas quando o jogo começar a andar, abafa-o, porque se o abafares e roubares a bola ficas numa posição muito favorável para chutares à baliza, que é uma arma fortíssima tua.”

• Muito bons mas presunçoso­s

“Sempre que eram pressionad­os e perdiam a bola, os médios da Holanda tinham grandes problemas, porque subiam demasiado cedo. Eram muito presunçoso­s. São grandes jogadores, fortíssimo­s no um contra um, mas presunçoso­s, porque têm grandes dificuldad­es nas costas. Sempre disse aos jogadores: deixem-nos sair, mas depois abafem-nos.”

“Se um treinador ruído usar o ou a contestaçã­o balneário no é muito porque mau, vai baralhar completame­nte a dos cabeça jogadores” “Se calhar 20% da é informada. crítica Quando que ganhámos ouvi o jogo porque dei ordem ao William para ir com De Jong o à casa de Desculpem banho... lá”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal