O Jogo

Benfica campeão

Sporting deu luta até ao último segundo [4-3]

- FREDERICO BÁRTOLO

Raúl Campos, com três golos, foi o mais decisivo. A sete segundos do fim, Erick desviou para fora o remate vitorioso de Cavinato e as modalidade­s do leão ficam sem nenhum campeonato para amostra nesta época

O Benfica é o novo campeão de futsal, tendo ganho ao Sporting o último jogo do play-off por 4-3. Para a terceira e decisiva vitória, a águia foi agressiva. Estava em jogo um possível tetracampe­onato para o leão e os encarnados negaram a proeza inédita superioriz­ando-se ao campeão europeu, que será recordado daqui a algumas décadas como uma das melhores equipas nacionais de futsal da história. Quebrou-se o ciclo verde e branco e o Benfica volta a ser campeão, quatro anos depois. Guitta, na baliza leonina, evitou durante oito minutos o golo encarnado, mas Raúl Campos desatou o nó: o pivô espanhol bisou em dez segundos no primeiro jogo que realizou no play-off. O Benfica perdeu o controlo, porém, e Cardinal, aos 9’, reduziu num contra-ataque. Léo, aos 13’, empatou de livre. Um minuto volvido e Bruno Coelho aproveitou um ressalto para o 3-2. Sem que a águia fosse dominante, acabou feliz: Erick atirou a bola contra Campos – que se despediu ontem, já que vai para o Palma Futsal – e esta acabou na baliza de Guitta. Léo, novamente de livre, levou o Sporting a perder por 4-3 para o intervalo. No regresso, o Benfica recuou linhas e trancou bem a baliza: nem o 5:4 lançado por Nuno Dias a quatro minutos do fim alterou as contas. Roncaglio travou dois livres e a sete segundos do fim foi Erick, a grande revelação do leão este ano, a desviar o remate com selo de golo de Cavinato; a bola ainda embateu no ferro e saiu. A Luz irrompeu em festa, celebrando o oitavo campeonato, e o desportivi­smo foi a nota dominante, com abraços entre os alegres vencedores e os chorosos vencidos.

O Sporting, em 2010, bateu o rival e campeão europeu. Ontem, nove anos depois, o Benfica desforrou-se. Se o ano passado o leão havia vencido os campeonato­s de futsal, hóquei, voleibol e andebol, esta época tombou em todos.

“Fomos a melhor equipa em Portugal este ano. Quando me convidaram, há cinco anos, só sonhava que queria ser campeão em casa. Valeu todas as horas de trabalho e agora ajudei o Benfica a engrandece­r a sua história. Sinto que podemos inverter o ciclo de domínio. Fomos mais frios e senti a baliza sempre protegida.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Joel Rocha Treinador do Benfica
Joel Rocha Treinador do Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal