O Jogo

Toque olímpico em festa antecipada

Corrida de S. João foi ganha pelo brasileiro Paulo Paula, que quer ir aos Jogos de Tóquio com 41 anos. No feminino, Mónica Silva “bisou”

- CATARINA DOMINGOS

Pelo segundo ano seguido realizado em Vila Nova de Gaia, o evento celebrou 20 anos de existência com 4400 participan­tes e foi um sucesso. No final houve martelos para todos os que terminaram!

“A vitória do Paulo Paula, sem dúvida, engrandece­u o evento. É um atleta de renome mundial, foi um privilégio tê-lo. Já cá tinha estado, em 2017, perdendo ‘in extremis’ e sendo segundo. Este ano ganhou com classe. Foi a cereja no topo do bolo, continuand­o o privilégio de se falar português no pódio.” Foi assim que o diretor-geral da Runporto, Jorge Teixeira, comentou o desfecho da 20.ª Corrida de São João, pelo segundo ano consecutiv­o realizada em Vila Nova de Gaia.

Maratonist­a olímpico pelo Brasil – foi oitavo em Londres’2012 e 15.º no Rio’2016 –, Paula levou a melhor sobre a dupla do Sporting José Moreira (repete o segundo posto) e Rui Pedro Silva (procurava o “tetra”), que fecharam o pódio. No feminino, Mónica Silva (Prozis) “bisou”, após um duelo com Daniela Cunha (Sporting) ao longo de todo o percurso, seguindo-se Marisa Barros (Salgueiros), presente ao fim de nove anos.

“Com margem de progressão”, segundo Teixeira, houve 4400 pessoas a largar na corrida

Paulo Paula marca o ritmo, com Artur Rodrigues e o leão José Moreira a seu lado de 15 quilómetro­s – que teve 1372 na meta – e na caminhada de sete, num ambiente de festaquefi­coucomplet­ocomaentre­ga de um martelo de S. João aos finalizado­res. No final, o somambient­ejáeraaque­leque se vai ouvir na noite de domingo para segunda... “O meu objetivo é estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que seria um feito, até mesmo pela minha idade”

Paulo Paula

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal