O Jogo

Toyota estraga festa ao mudar pneu errado

Segunda dobradinha nas 24 Horas de Le Mans valeu título mundial a Fernando Alonso, mas não era ele que devia ganhar

- CARLOS FLÓRIDO

Argentino José María López perdeu a liderança a uma hora do fim devido a um erro primário e mal explicado. A equipa de Alonso, Buemi e Nakajima festejou pela segunda vez e sagrou-se campeã mundial

A uma hora do fim, quandooToy­otaTS050Hy­bridparou para mudar um pneu furado, na altura com José María López ao volante, não era suposto que isso afetasse o domínio do carro 7 ao longo de quase todas as 24 Horas de Le Mans. Mas a equipa não trocou os quatro pneus, como é habitual, mudando apenas o da frente direita, quando o furo era... na traseira. Terá sido uma indicação errada do sensor de pressão a originar um erro que ficará para a história. O piloto argentino só deu uma volta e paroudenov­o,perdendoos­dois minutos de vantagem e cedendo a vitória ao outro Toyota, que tinha Kazuki Nakajima ao volante – Fernando Alonso e Sébastien Buemi eram os colegas do japonês.

“Não merecíamos ganhar”, admitiu Fernando Alonso, que ao liderar a segunda dobradinha consecutiv­a da Toyota em Le Mans, também se sagrou campeão mundial de resistênci­a, a par de Nakajima e Buemi. Mas a festa no pódio foi apagada e os pilotos das duas equipas nem se cumpriment­aram. “Quando voltei à pista, chorei o tempo todo”, desabafou José María López, que teve de dar uma vol

Toyota teve os seis pilotos a levantar a taça, mas nem todos sorriram “Não fomos tão rápidos como o carro 7 e não merecíamos ganhar. A sorte foi um grande fator” Fernando Alonso ta lenta e revelou que estava “guardado um conjunto de pneus novos para a eventualid­ade de um furo”. Mais tarde, o diretortéc­nicodaToyo­ta,Pascal Vasselon,diriaocont­rário:“Não mudámos os quatro pneus nas últimas paragens, porque os que temos são usados e o risco de furar é maior.”

A Toyota chegou até a pensar mandar trocar a ordem dos carros. “Falámos com os pilotos sobreisso,masfizemos­omaiscorre­to”, disse Rob Leupen, responsáve­l da equipa, deixando a sentença: “É Le Mans que escolhe o vencedor.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal