O Jogo

Colômbia exalta o estratega Queiroz

Analistas cafeteros não têm dúvidas em apontar o treinador português como responsáve­l número um pela vitória sobre a Argentina O novo selecionad­or trouxe uma intensidad­e e, sobretudo, um espírito de grupo que há muito não se sentia nesta equipa — pormenor

- RODRIGO CORTEZ

Carlos Queiroz foi o nome mais referencia­do pelos analistas colombiano­s nos comentário­s que se seguiram à histórica vitória dos cafeteros sobre a Argentina, que há oito jogos não era derrotada por este adversário e que desde 2007 não perdia uma partida da Copa América em tempo regulament­ar.

Apontado como responsáve­l número 1 pela proeza, Queiroz foi exaltado por várias razões, nomeadamen­te pelo plano que delineou para contornar Léo Messi. “O estratega luso maquinou um plano perfeito para neutraliza­r Messi”, escreveu o “Goal”, explicando que, “quando Messi recebia a bola, tinha sempre perto de si três cafeteros que não o deixavam respirar”.

Já o “El Tiempo” salientou a função motivacion­al do professor: “Foi uma equipa agressiva, intensa, dinâmica, forte física e animicamen­te. (...) Todos a meterem a perna com firmeza, a lutarem, chegando à bola antes do adversário. Mais do que uma equipa, foi um bloco maciço. Aí está o mérito do treinador.”

O “Fútbol Red”, por sua vez, assinalou que “as ideias de Queiroz estão a impor-se rápida e profundame­nte” na tricolor. “As suas palavras, sempre moderadas, comprovam o trabalho detalhado, a disciplina em cada treino e a entrega dos jogadores”, adiantou.

Primeiro selecionad­or estrangeir­o a conseguir uma vitória colombiana sobre a Argentina, o próprio Queiroz enalteceu o espírito coletivo demonstrad­o. “O melhor jogador da Colômbia foi... toda a equipa”, afirmou o selecionad­or. “Os jogadores tiveram carácter, disciplina tática e entrega. Tínhamos sempre dois ou três jogadores em cima da bola”, disse o técnico, que ficou sem Muriel para o resto do torneio. Vítima de uma entrada de Paredes, o extremo da Fiorentina contraiu uma lesão no ligamento colateral do joelho esquerdo, necessitan­do de mês e meio para recuperar.

 ??  ?? Queiroz levou a Colômbia à primeira vitória sobre a Argentina desde 2007
Queiroz levou a Colômbia à primeira vitória sobre a Argentina desde 2007

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal