O Jogo

Dupla de estreantes avança para a II Liga

Vilafranqu­ense, nos penáltis, e Casa Pia, debaixo de um dilúvio, tornaram o sonho realidade

- JOÃO MAIA

Vilafranqu­ense e Casa Pia: estão encontrado­s os dois clubes que vão estar na II Liga na próxima época e que no domingo vão disputar o título do Campeonato de Portugal. A tarde foi de emoções bem fortes quer no Ribatejo quer na Praia da Vitória (ilha Terceira). Em Vila Franca de Xira, ribatejano­s e leirienses repetiram o resultado da primeira mão, num Campo do Cevadeiro completame­nte à pinha, e foram necessária­s grandes penalidade­s para se encontrar o vencedor. O Vilafranqu­ense foi mais eficaz e castigou um Leiria que voltou – pelo segundo ano seguido – a morrer na praia, ao ser eliminado de um play-off onde não perdeu qualquer jogo, tal como tinha acontecido na época passada.

Nos Açores, o Praiense acabou a temporada sem perder em casa, mas isso de pouco valeu, já que o golo de Miguel Bandarra marcado fora redundou numa festa casapiana feita debaixo de um improvável dilúvio, que alagou o relvado na segunda parte. O encontro teve polémica com fartura, com três penáltis, dois para o Praiense (que só marcou um) e outro para o Casa Pia(con vertido por Bandarra), eàterc eira foi de vez para os lisboetas, que já tinham ficado pelo caminho em dois play-offs (2014/15 e 2015/16).

O segundo escalão do futebol nacional prepara-se agora para receber duas presenças inéditas na prova. De um lado, as “piranhas do Ribatejo” e, do outro, o Casa Pia, que até já esteve numa I Divisão, na longínquat­emporadade­1938/39, mas nunca tinha estado na II Liga, criada em 1990/91.

 ??  ?? Vilafranqu­ense fez a festa em casa
Vilafranqu­ense fez a festa em casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal