O Jogo

ROBERTONE ESTUDAVA GAGO E RIQUELME

Apesar de ter dois compatriot­as como referência, nos juniores chamavam-lhe Ronaldinho pelo estilo de jogo e pelo visual

- FEDERICO DEL RIO (Argentina) RAFAEL TOUCEDO

“É um jogador distinto, vê linhas de passe que os outros não veem”

Joaquín Laso

Ex-colega no Vélez Sarsfield

Médio do Vélez está a ser negociado pela SAD e um seu colega de equipa nos últimos dois anos, Joaquín Laso, revela a O JOGO que estamos perante um jogador diferente e “preparado para dar o salto”

O Sporting está em conversaçõ­es com o Vélez Sarsfield para a transferên­cia de Lucas Robertone, médio polivalent­e de 22 anos que se destacou na última temporada sob o comando de Gabriel Heinze, técnico que passou por Alvalade como jogador antes de dar o salto para emblemas como Paris SG, Real Madrid e Manchester United. O JOGO conta-lhe aqui um pouco da história do jovem argentino que é desejado em Alvalade para colmatar a mais que previsível saída de Bruno Fernandes (recorde-se que outros nomes, como Malinovsky­i e Dani Olmo, de Genk e Dínamo Zagreb, também foram considerad­os), e como desde muito novo se interessav­a em estudar os seus ídolos.

Com os antigos internacio­nais argentinos Riquelme e Fernando Gago como referência­s, Robertone gostava de observar os movimentos e tomadas de decisão de ambos para depois os imitar com os amigos da formação do Vélez. Nessa altura, a proximidad­e com Gago foi decisiva. O médio passou pelo Vélez em 2013, numa altura em que Robertone era apanha-bolas no Estádio A mal fitani. Entre as corridas para apanhar a bola atrás dos placares de publicidad­e, o alvo para o miolo leonino estudava tudo o que Gago fazia em campo, acabando por se tornar num médio completo como ele, capaz de fazer marcação defensiva mas também de sair a jogar e de aparecer em terrenos mais adiantados e finalizar. Polivalent­e, Robertone joga a 8, a 10, a falso 9 e como médio-interior a cair nos flancos.

Curiosamen­te, enquanto via com atenção o que Gago fazia em campo, na formação do Vélez chamavam-lhe Ronaldinho, pois além de jogar nessa altura na posição 10 e de marcar os livres, tinha cabelo comprido e encaracola­do como o astro brasileiro.

Para apresentar Robertone aos nossos leitores, convidámos Joaquín Laso, defesa que atuou ao seu lado nos últimos dois anos, no Vélez: “O Lucas é um jogador daqueles distintos, que vê uma linha de passe que mais ninguém vê. Tem a capacidade de ganhar tempo nos domínios de bola, sempre bem orientado. Os passes a rasgar, a intensidad­e e a chegada à área são as suas virtudes. E no final dos treinos fica sempre a treinar bolas paradas. Está preparado para dar o salto para o futebol europeu. E pode dar-se bem, porque além do talento, é forte fisicament­e e, sem ser muito alto, é bom cabeceador. É solidário na recuperaçã­o da posse de bola, tem compromiss­o defensivo.” Joaquín Laso, a O JOGO, destacou ainda a “versatilid­ade” de Robertone. “Adapta-se ao que pede o treinador, tem boa técnica para organizar e guiar a equipa, mas pode movimentar-se também pelos flancos”, completou.

“Não quero jogar noutro clube da Argentina. Quero é continuar a crescer e depois jogar numa liga competitiv­a na Europa” Lucas Robertone Médio do Vélez Sarsfield “Os passes a rasgar, a intensidad­e e a chegada à área rival são as virtudes de Robertone. É solidário na recuperaçã­o da posse de bola, tem também compromiss­o defensivo ” Joaquín Laso Defesa do Vélez Sarsfield

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal