O Jogo

Europa na mira de Ivo Vieira

Novo treinador apresenta-se com promessas

- PEDRO ROCHA

Eleições: Cardoso e Lisboa também são candidatos

Preparado para o “maior desafio” da carreira, o sucessor de Luís Castro preconiza uma “época melhor”, assumindo a responsabi­lidade de apurar a equipa para a fase de grupos da Liga Europa bbb Após ter conduzido oMoreirens­eàmelhor classifica­ção de sempre (sexto lugar) num contexto atribulado (as relações com o presidente Vítor Magalhães deteriorar­am-se muito antes do fim da época), Ivo Vieira tem pela frente o “maior desafio” da carreira: ser treinador do V. Guimarães. Grato a Júlio Mendes, o presidente demissioná­rio, por ter sido o “escolhido”, o sucessor de Luís Castro apresentou-se otimista e garantiu que a equipa não será prejudicad­a pela clima eleitoral que irá durar até 20 de julho, cinco dias antes de a equipa disputar a primeira mão da segunda pré-eliminatór­ia da Liga Europa. “O Vitória não parou. Tenho a plena certeza de que nada irá in- fluenciara­p reparação da época. Venho para lutar e acredito nas pessoas e naquilo que me vão colocar ao dispor”, testemunho­u, assumindo “sem rodeios” a responsabi­lidade de fazer uma “época melhor” do que a anterior. “Queremos chegar à fase de grupos da Liga Europa e repetir um novo apuramento europeu. Será uma tarefa difícil, mas temos de ter coragem. Sinto que ainda tenho de crescer e aprender, mas estou preparado para agarrar com unhas e dentes este desafio”, assinalou.

A “grandeza” do Vitória não é, de resto, qualquer novidade para o treinador. “Quando trabalhei pela primeira vez no norte do país [no Aves], e mais recentemen­te no Moreirense, vivi sempre em Guimarães e apercebi-me de que aqui é tudo muito intenso. Aqui é só Vitória. Temos de jogar de forma tão apaixonada como os adeptos seguem a equipa. Se assim for, será um casamento perfeito. Isso terá de ser feito com trabalho, inteligênc­ia e muito empenho”, referiu o técnico madeirense, consideran­doque“há matéria com valia” para“atacar” os habituais objetivos do clube. “Estamos a fazer uma avaliação ao plantel: alguns jogadores emprestado­s estão de volta e outros vão sair. Temos duas ou três situações pendentes e tomaremos as melhores decisões. Para já, o que temos ésufi ciente; quem entrar terá de acrescenta­r valorà qualidade que já temos; terão de ser entradas criteriosa­s ”, vincou. O guardarede­sJhonatan, com quem Ivo Vieira trabalhou no Moreirense, em 2018/19, e o médio Blati Touré, ex-Córdoba, de Espanha, são os únicos reforços confirmado­s pelos minhotos, mas é sabido que o Vitória já acordou com o Benfica o empréstimo do médio-ofensivo Krovinovic.

Atento ao discurso do novo treinador, escolhido “por unanimidad­e” pelo Conselho de Administra­ção da SAD do Vitória, Júlio Mendes explicou que o contrato só terá a duração de “um ano” devido “ao momento político” do clube. “Costumamos fazer contratos mais longos com os nossos treinadore­s, mas entendemos que isso não seria ético da nossa parte nesta altura. Acredito, no entanto, que o Ivo Vieira fará um trabalho de grande qualidade”, estimou o dirigente, que explicitou os motivos que levaramàes­c olhado ex-treinador dos cónegos .“É um treinador jovem, com grande ambição e carácter. Treinar o Vitória é uma tarefa de grande fôlego, muito difícil, mas ele vai fazer um trabalho de excelência, à altura da história do clube. Vai bater marcas e recordes e será capaz de apurar a equipa para a fase de grupos da Liga Europa”, juntou.

“Vai bater recordes e será capaz de apurar a equipa para a fase de grupos da Liga Europa” Júlio Mendes Presidente do V. Guimarães

“Tenho a plena certeza de que nada irá influencia­r a preparação da época. Venho para lutar e acredito naquilo que me vão colocar ao dispor” Ivo Vieira Treinador do V. Guimarães

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal