O Jogo

Marche aprovado e a prometer mais

ESTREIA “Batismo” europeu do guardião foi elogiado por quem trabalhou com ele, pela Imprensa e por especialis­tas na matéria

- MANUEL CASACA

Pedro Caixinha, antigo treinador de Marchesín, garante a O JOGO que o guarda-redes argentino dá pontos e títulos. Rui Correia, que treina homens da posição, realça a defesa por instinto (80’)

Marchesín passou com distinção o primeiro teste com a camisola do FC Porto. É esta a conclusão de quem o conhece bem. De Pedro Caixinha, treinador que o foi contratar aos argentinos do Lanús para os mexicanos do Santos Laguna, a Rui Correia, antigo guarda-redes dos dragões e da Seleção Nacional, passando ainda pela Imprensa do México e da Argentina, todos elogiaram a exibição. Falam até de uma estreia de sonho de um guardarede­s que ganhou, para já, a luta a Diogo Costa e a Vaná. Casillas foi inscrito na liga portuguesa, mas continua a recuperar do grave problema de saúde que o afastou dos relvados.

Sérgio Conceição entregou a baliza a Marchesín e assim continuará no futuro. Pedro Caixinha, atual treinador do Cruz Azul, do México, viu o primeiro jogo do argentino e na análise consegue fugir “da grande defesa que fez aos 80 minutos”. Mas recusa-se a limitar as qualidades do guardarede­s a esse momento importante. “Deu para ver que se trata de um guarda-redes que transmite confiança e que tem personalid­ade. Não é um guarda-redes qualquer que chega à Europa e joga na Liga dos Campeões com praticamen­te dois treinos com os novos companheir­os. Fez tudo para pegar de estaca”, elogia o treinador português, em declaraçõe­s a O JOGO.

“Marche”, como é conhecido, tem tudo para triunfar na Europa. A garantia é dada por Caixinha. “É um guarda-redes muito equilibrad­o, que dá pontos e títulos”, reforça, destacando algumas das qualidades do argentino. “Além de ter um bom jogo de pés, é muito forte dentro dos postes. A sair da baliza, domina bem o espaço aéreo”, indica. Por tudo o que conhece de Marchesín e do futebol português, Pedro Caixinha não tem dúvidas. “Vai ser uma peça fundamenta­l no FC Porto nos próximos anos. Os portistas e, nomeadamen­te, o Sérgio Conceição vão ficar bem servidos”, sustenta.

Rui Correia também seguiu o encontro com o Krasnodar e gostou do que viu. O antigo

“É um guardarede­s muito equilibrad­o, que dá pontos e títulos” Pedro Caixinha Treinador do Cruz Azul

“Fez defesa por instinto, num lance em que teve uma boa reação”

Rui Correia Treinador de guarda-redes

guarda-redes do FC Porto, Sporting e Braga é um especialis­ta na matéria e fala do que sabe. “O Marchesín teve um desempenho positivo”, reconhece, lembrando, no entanto, que este ainda “necessita de algum tempo de adaptação, porque vem de um campeonato distinto ”. Por isso, entende que há que “esperar para ver mais, isto apesar de já ter demonstrad­o que é um guardarede­s de qualidade”.

O antigo treinador de guarda redes da equipa desub -23 do Sporting realça ainda“a qualidade dejog ode pés eatranquil idade” que Marchesín evidenciou na Rússia. Isto, claro, além do golo que evitou. “Fez uma defesa por instinto, num lance em que teve uma boa reação. Não tendo sido uma defesa do outro mundo, teve o mérito de reagir bem e de estar bem posicionad­o”, sublinha Rui Correia, destacando “a confiança que deu à equipa”.

 ??  ?? Marchesín foi titular cinco dias depois de ter sido oficializa­do
Marchesín foi titular cinco dias depois de ter sido oficializa­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal