O Jogo

Pichardo dá jeito para a manutenção

Portugal participa de hoje a domingo na segunda divisão do campeonato europeu de equipas

- AUGUSTO FERRO

Portugal apresenta uma novidade de peso no Europeu de seleções, que decorre em Sandnes (Noruega). Pedro Pichardo é favoritíss­imo no triplo salto, na competição que marca a sua estreia com a camisola nacional, depois de um processo de naturaliza­ção que só foi reconhecid­o totalmente pela IAAF este mês. Os 12 pontos que o benfiquist­a poderá conquistar podem ser fundamenta­is para a concretiza­ção das pretensões nacionais de ficar até ao sétimo lugar, o último que permite permanecer na segunda das quatro divisões europeias.

Nos últimos dias, a equipa portuguesa sofreu dois ajustes: Diogo Antunes, depois de fazer a melhor marca do ano, ganhou o lugar nos 200 metros, e Evelise Veiga, devido à lesão de Patrícia Mamona, terá, para além do compriment­o, de competir no triplo. Ela e a colega Lorene Bazolo serão os únicos portuguese­s com trabalho dobrado em provas individuai­s

Para além de Pichardo,éo país organizado­r que apresenta os grandes nomes. Os manos Ingebrigts­en enchem todo o fundo – Jakob (1500 m), Henrik (3000 m) e Filip (5000 m)–e prometem dar muitos pontos, tal como Karsten Warholm, que bateu recentemen­te o recorde europeu dos 400 metros barreiras.

Estarão ainda presentes a lutar pelo triunfo – que dá acesso à Super liga–ou afugirà descida que colherá três nações: Bélgica, Bielorrúss­ia, Eslováquia, Holanda, Hungria, Irlanda, Lituânia, Roménia ou Turquia. A Rússia não alinha por continuar proibida de se fazer representa­r oficialmen­te e vai cair na III divisão.

 ??  ?? Pedro Pichardo é superfavor­ito no triplo salto
Pedro Pichardo é superfavor­ito no triplo salto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal