O Jogo

“Está tudo em aberto”

Camisola amarela chegou à meta com um sorriso no rosto e, mesmo tendo perdido o segundo que tinha de avanço, mostra confiança para o contrarrel­ógio

-

Apenas 81.º no contrarrel­ógio de 2012, em 2018 Jóni já foi quarto. João Rodrigues, porém, tem melhor historial nessa vertente: segundo no exercício da última Volta, carimbou a Alentejana no “crono”

João Rodrigues festejou comocolega­AntónioCar­valho a vitória de etapa, mas Jóni Brandão chegou logo de seguida e com um sorriso na face. Perdera o segundo que tinha de avanço para o algarvio, porém deixara Gustavo Veloso a 40 segundos na geral.

“Tentei ganhar tempo, mas este segundo perdido não será significat­ivo. A Volta está em aberto”, afirmou, reiterando a confiança para o último dia, que atinge pela primeira vez como líder: “Estou feliz por ir de amarelo e estou mais confiante. Na primeira noite como camisola amarela não dormi bem. Agora estou mais tranquilo. Nos últimos anos, chegávamos à última etapa e estava decidido, o Porto tinha a Volta no bolso; este ano não é assim.”

JáJoãoRodr­iguesestav­asatisfeit­o, mas ciente da dificuldad­e: “Todos os segundos contam. As etapas de montanha não têm feito diferença, logo fica tudo para o contrarrel­ógio. As forças estão equilibrad­as. Não é para especialis­tas, mas para quem recuperar melhor e tiver mais poder.”

Jóni Brandão, que começou a ser candidato em 2014, tem treinado o contrarrel­ógio para poder vencer a Volta a Portugal. A sua evolução é gradual desde 2012 (81.º): 25.º em 2013, 16.º em 2014, 11.º em 2015, sexto em 2016 e quarto em 2018. Rodrigues, por seu lado, foi segundo no “crono” da última Volta ecarimboun­essaespeci­alidade a geral da Volta ao Alentejo. Se pode parecer mais forte, os dois segundos que perdeu para Jóni no prólogo de Viseu indicam que... prognóstic­os só no fim.

“Estou feliz por ir de amarelo e mais confiante. Noutros anos, já estava tudo decidido na última etapa, o Porto tinha a Volta no bolso; este ano não é assim” Jóni Brandão

Efapel

 ??  ?? Jóni Brandão e João Rodrigues ao ataque na Graça
Jóni Brandão e João Rodrigues ao ataque na Graça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal