O Jogo

João Sousa revela-se eficaz em Cincinnati

Vimaranens­e entra a ganhar no qualifying do Masters americano. Hoje joga acesso ao quadro principal

- —M.P.

Cumpridas duas semanas de folga competitiv­a, algo que não estava previsto na sua programaçã­o mas que aconteceup­ararecuper­ardodesgas­te da bem-sucedida campanha em Wimbledon (oitavos de final), Bastad (quartos de final) e Gstaad (meias-finais), para além de ter disputado vários encontros de pares, João Sousa (45.º ATP) regressou ontem ao ativo, superando a ronda inaugural da fase de qualificaç­ão do Masters de Cincinnati. Pelos parciais de 6-3 e 6-3, em 67 minutos, venceu Sebastian Korda (273.º), um norte-americano de 19 anos filho de Petr Korda, antigo número dois mundial, em 1998, época em que conquistou o Open da Austrália, antes de o checo ser suspenso, ao acusar positivo (nandrolona), meio ano mais tarde, durante Wimbledon.

Após ter estado, desde abril, a competir em terra batida (nove torneios) e na relva (quatro provas), o minhoto voltou aos pisos duros (hardcourts) e não podia ter mostradoma­ioreficáci­a.Éque o triunfo sobre o jovem americano traduziu-se num fantástico aproveitam­ento dos três pontos de break de que dispôs, permitindo-lhe chegar ao 5-3 no primeiro set e quebrando, na partida seguinte, o serviço contrário a 2-1 e no último jogo (6-3). Impõe-se, contudo, destacar o facto de ter evitado três breaks, com a particular­idade de tal ter ocorrido logo no jogo inaugural da contenda.

Hoje, João Sousa lutará pela sexta presença na melhor grelha do milionário certame do Ohio, enfrentand­o pela primeira vez o japonês Yoshihito Nishioka (76.º).

“Foi um ótimo encontro em termos estatístic­os e isso dá sempre mais confiança” “Estive muito bem; ainda por cima, o primeiro jogo de qualquer torneio é sempre complicado”

João Sousa

2.º cabeça de série do qualifying

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal