O Jogo

NUNO TAVARES É O MELHOR DO SÉCULO

Nenhuma outra águia marcou e assistiu no primeiro jogo da Liga, como conseguiu fazer o lateral de 19 anos frente ao Paços de Ferreira

- ANTÓNIO PIRES PAULO NUNES TEIXEIRA

Desde que o Caixa Futebol Campus foi inaugurado, em 2006, 23 jogadores formados no Seixal jogaram pelos encarnados no campeonato e só quatro conseguira­m faturar no primeiro desafio

Nuno Tavares, 19 anos, tornou-se anteontem no 23.º jogador formado na Caixa Futebol Campus – o centro de treinos do Benfica no Seixal foi inaugurada em setembro de 2006 – a estrear-se pelas águias no campeonato da I Liga. E que jogo inolvidáve­l fez este lateral canhoto que tem jogado à direita, como na Supertaça, aproveitan­do a lesão de André Almeida. Além de ter aberto o caminho para uma goleada de 5-0 sobre o Paços de Ferreira, com um golão de fora da área, Nuno Tavares fez ainda as assistênci­as para Pizzi e Vinícius apontarem os quarto e quinto golos. Ora, segundo dados da “Playmakers­tats”, o lateral tornou-se assim no primeiro jogador das águias a marcar e assistir num jogo de estreia no campeonato este século.

Este ano integrado no plantel principal por Bruno Lage, Nuno Tavares tornou-se também no quarto futebolist­a Made in Seixal a faturar na estreia na I Liga, imitando os feitos dos médios André Gomes (2012/13) e André Horta (2016/17), ambos também aos 19 anos, e do central Ferro, na época passada com 21 Primaveras. Perto de conseguir o mesmo, e aos 18 anos, esteve João Félix –entrou a dois minutos do fim no Bessa na segunda jornada da época passada e na seguinte, na Luz, marcou ao Sporting –, entretanto transferid­o para o Atlético de Madrid, mas que continua atento ao ex-clube. Depois de marcar à tarde dois golos à Juventus, o avançado luso viu o golo de Nuno Tavares e escreveu no Instagram: “Seixal não falha.”

Com passagens pela formação de Casa Pia e Sporting, Nuno Tavares mudou-se para as águias em 2015/16. Depois de três épocas em que alinhou apenas nos escalões de formação, o jogador que até começou a carreira como extremo estreou-se na última temporada nos seniores. Apesar de jogar comregular­idadenosju­niores, disputou também três partidas na Liga Revelação e 13 outras na II liga com o Benfica B.

Esta experiênci­a competitiv­a na II divisão nacional terá sido determinan­te para que Nuno Tavares merecesse a confiança de Bruno Lage na substituiç­ão do lesionado André Almeida. O técnico preferiu adaptar um canhoto – e um jogador que os responsáve­is do Benfica confiam que pode em breve substituir Grimaldo –, do que dar uma oportunida­de a João Ferreira, defesa direito de origem e que foi suplente contra o Paços de Ferreira e titular no jogo de ontem da equipa B. Na luta pela lateral-direita deverá ainda entrar Tomás Tavares, que começou a trabalhar mais tarde com o plantel por ter disputado o Europeu sub-19.

“Seixal não falha”

João Félix

Jogador do Atlético de Madrid

 ??  ?? Nuno Tavares apontou um golão de fora da área que desbloqueo­u a partida contra os castores
Nuno Tavares apontou um golão de fora da área que desbloqueo­u a partida contra os castores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal