O Jogo

Apuramento e recorde à vista

Se a equipa de Ivo Vieira mantiver a baliza fechada, tal como nos quatro jogos anteriores, igualará um registo com 36 anos

- TOMAZ ANDRADE

Para um treinador declaradam­ente ofensivo, e que não se importa de correr riscos na retaguarda para ter um futebol de ataque, não deixa de ser curioso que a equipa esteja sem sofrer golos há 360 minutos

O Vitória parte para o segundo jogo com o Ventspils com a eliminatór­ia praticamen­te no bolso e tem a possibilid­ade de alcançar uma marca importante. Se a equipa de Ivo Vieira terminar o quinto jogo da temporada sem golos sofridos, igualará o melhor início de época em termos defensivos.

Em 1983/84, com o austríaco Hermann Stessl no comando das operações, o Vitória conseguiu quatro triunfos e um empate nas cinco primeiras jornadas do campeonato, com oito golos marcados e nenhum sofrido, um arranque poderoso que ainda não foi batido até hoje, já lá vão 36 anos. Ora, nesta temporada o Vitória até já fez melhor em menos jogos, dado que marcou em nove ocasiões e também não sofreu golos nos quatro jogos disputados. Caso mantenha a baliza fechada na receção aos letões, a equipa minhota não só igualará um recorde antigo, como poderá elevar a fasquia no jogo com o Boavista, no domingo. Ainda sobreamarc­ade1983/84,convém dizer que o primeiro jogo da época com golos sofridos não correu nada bem: uma goleada de 5-0 imposta pelos ingleses do Aston Villa, fora de casa, na primeira eliminatór­ia da Taça UEFA.

Não deixa de ser curioso que o Vitória esteja perto de conseguir um registo defensivo importante comum treinador que privilegia declaradam­ente o ataque e que, como ele próprio admite, corre riscos na retaguarda. Por outras palavras, talvez o Jeunesse Esch, o Feirense (para a Taça da Liga) e o Ventspils não tenham sido verdadeiro­s testes para a defesa vitoriana, uma situação que a entrada no campeonato poderá clarificar.

O bom início de época remete-nos também para os percursos sem derrotas da equipa. A última marca obtida neste aspeto foi com Luís Castro, com 12 jogos sem perder.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal