O Jogo

Uribe contra a crise

Pinto da Costa no treino para dar moral ao plantel Deco: “Soares sabe que não esteve bem em Barcelos e voltará mais forte”

- ANDRÉ MORAIS

Colombiano será titular frente ao V. Setúbal no lugar de Sérgio Oliveira

Bruno Costa é a outra opção para o meio-campo, mas Conceição idealizou uma dupla Danilo/Uribe e esta é a ocasião ideal para a lançar. O FC Porto vem de duas derrotas consecutiv­as e só admite vencer

Matheus Uribe tem estreia como titular prevista para amanhã. Agora, já com mais de uma semana de trabalho, o médio colombiano que chegou para substituir Herrera está mais próximo daquilo que Sérgio Conceição pretende e o contexto também é convidativ­o. Sérgio Oliveira lesionou-se contra o Krasnodar e abriu um buraco que só Uribe ou Bruno Costa podem preencher. O médio português também está preparado, por via das dúvidas, mas é Uribe que deve avançar, até porque o tempo é de cerrar fileiras e agilizar a integração do jogador a tempo dos jogos importantí­ssimos que se avizinham. Na ementa de Sérgio Conceição ainda não está o jogo com o Benfica. O treinador foi, aliás, bem claro com os jogadores. Não adianta pensar no que vem depois quando há um jogo fundamenta­l para se ganharnoim­ediato.Fundamenta­l porque o FC Porto perdeu na primeira jornada da Liga e fundamenta­ltambémpor­que é o que se segue à desilusão europeia e aquele que pode ajudar a devolver a moral ao plantel. Mas a verdade é que, contra os encarnados, o treinador quer ter a equipa bem afinada eUribefazp­artedomeio-campo idealizado pelo treinador. Com Danilo ao lado, pois claro.

Matheus Uribe custou nove milhões de euros e Conceição não tem qualquer espécie de dúvida sobre aquilo que este pode oferecer. Foi por isso que insistiu tanto na sua contrataçã­o e se dispôs a esperar até ao limite da primeira mão da terceira pré-eliminatór­ia da Liga dos Campeões. O negócio foi, então, agilizado por Marcelo Simonian, que já tinha estado envolvido no processo por Luis Díaz. Aliás, no passado também foi este empresário a ele a intermedia­r as transferên­cias de Lucho González, Falcao, James Rodriguez, Christian Rodríguez, Jackson Martínez e Herrera, o que de alguma forma “certifica” a qualidade de Uribe. Conceição e a estrutura da SAD já o tinham referencia­do há algum tempo e sabiam das suas qualidades. Uribe é um jogador muito completo e equilibrad­o entre o que dá ao processo ofensivo e defensivo.

No jogo contra o Krasnodar não foi possível vê-lo ao melhor nível. O contexto em que entrou aos 49 minutos (com o FC Porto a perder por 3-0) era complicado, mas a verdade é que o jogador se mostrou muito interventi­vo, com vontade de recuperar a bola rapidament­e e de a entregar perto do último terço. Um jogo de I Liga, contexto em que será utilizado na maior parte da época, ainda por cima no Dragão e com o FC Porto a preparar-se para jogar em cima do V. Setúbal, é um convite a que o colombiano se mostre e afirme definitiva­mente no lugar que perspetiva­ram para si. A lesão de Sérgio Oliveira deve, como já escrevemos, afastá-lo também do clássico da Luz. Com Loum ainda condiciona­do, não há propriamen­te muitas opções para o sector e é importante que Uribe se adapte o mais rapidament­e possível. Para já, será uma espécie de novidade contra o mau momento.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal