O Jogo

SONHO É REALIDADE

CICLISMO João Almeida foi contratado pela Deceuninck-Quick Step, o projeto mais bem sucedido deste século, e sobe ao World Tour

- FREDERICO BÁRTOLO

Corredor da Axeon assinalara a O JOGO a vontade de escalar para a principal divisão e chega à equipa mais vitoriosa em 2018, pela qual estagiara duas vezes e que admira desde a infância

O sonho virou realidade: João Almeida (Hagens Berman Axeon) rubricou com a Deceuninck-Quick Step um contrato válido por dois anos, que permite a ascensão do menino prodígio do ciclismo portuguêsa­oWorldTour.Ojovem de 21 anos já tinha estado em dois estágios de inverno com a equipa belga, que lhe reconhecia o potencial e que estavaemco­ntactocons­tantecom o campeão nacional de estrada e contrarrel­ógio de sub-23. Sem que nada estivesse fechado, João privilegio­u um calendário para 2019 focado em correr com os melhores de elites, o que agradou à equipa belga, atenta ao percurso do jovem das Caldas da Rainha.

João Almeida venceu a Liège sub-23 de 2018 e nesse ano foi segundo na Volta a Itália sub23 e sétimo na Volta a França do Futuro. Tem caracterís­ticas ímpares em Portugal porque tanto sobe bem como é um bom contrarrel­ogista. A O JOGO assinalara o “sonho representa­r uma das melhores equipas de sempre”, e terá dois anos para provar valor na formação que mais venceu no principal escalão em 2018, com 75 triunfos e dominador a nas principais clássicas. João reencontra os ídolos Julian Alaphilipp­e, corredor que vestiu 14 dias de amarelo no Tour, vencedor da Flèche Wallonne 2018 e da Milão-São Remo 2019, e Bob Jungels, que ganhou em Liège.

Esta é uma das melhores notícias do ciclismo português nesta década, garantindo-se pela primeira um luso no projeto de Patrick Lefevere, que já ganhou 19 clássicas Monumento em 20 anos. “Seguimolo há anos e temos a noção do que é capaz. Tem resultados consistent­es, talento e ambição”, expressou o líder.

Almeida vincou a felicidade: “Sempre foi a minha primeira escolha. É uma equipa conhecida por potenciar talentos jovens e gostei da atmosfera.” Depois de Rúben Guerreiro, agora na Katusha, e de Rui e Ivo Oliveira, na UAE, a Axeon volta a projetar um luso para o World Tour. Passa a ser o oitavo no principal escalão.

 ??  ?? João Almeida venceu a Liège sub-23 em 2018 e nesse ano foi segundo no Giro sub-23
João Almeida venceu a Liège sub-23 em 2018 e nesse ano foi segundo no Giro sub-23

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal