O Jogo

“Belenenses é desafio enorme”

avisa para a “riqueza tática” dos azuis pronto para renovar e Umaro Embaló certo até 2024

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

“Se o vencedor da Liga entra direto na Champions, é graças ao FC Porto”

O técnico das águias respondeu “não estar satisfeito” por ver os dragões eliminados pelo Krasnodar e, por isso, ter passado para o pote 2. “Na Champions não há jogos fáceis”, alertou

Na antevisão ao jogo com

bbb o Belenenses, Bruno Lage elogiou a equipa de Jorge Silas, tanto na componente individual dos jogadores e do técnico, mas também pela sua “riqueza tática”. Sobre a partida seguinte, que será na Luz contra o FC Porto, o treinador assegura que não vai ter peso.

Que expectativ­as tem para o jogo com o Belenenses?

—Trata-se de mais um jogo de enorme dificuldad­e pelo valor dos jogadores do Belenenses, a sua qualidade e a do treinador [Silas]. Para os adeptos que gostam de ver mais os aspetos táticos, é aproveitar­em para dar uma olhadela Portimonen­se-Belenenses, o que foi a riqueza tática das duas equipas, nomeadamen­te do Belenenses, a atacar e a defender. Preparámo-nos para dar a melhor resposta e vencer.

O facto de o próximo jogo ser contra o FC Porto terá influência neste?

—Não, a nossa postura é entrar num jogo e só depois pensar no seguinte. Estamos a pensar muito no Belenenses, que será um desafio enorme. Queremos estar no confronto de equipas, de ideias e de jogadores, é essa a nossa direção do trabalho diário.

Com o FC Porto eliminado da Champions, o Benfica passou para o pote 2 e evita, assim, equipas mais difíceis. Ficou satisfeito?

—E quais são as equipas mais difíceis? [Satisfeito?] Sinceramen­te, não. Isso dos potes 1, 2 ou 3... Se olharmos para uma pontuação ao longo dos anos, o historial pesa nalguns clubes, mas, por vezes, também há equipas que tiveram grandes transforma­ções nos tempos recentes devido a apostas financeira­s. Na Liga dos Campeões não há jogos fáceis e temos de estar preparados para estar em todos os jogos de forma convincent­e sabendo que a tarefa é difícil. Temos de olhar para o panorama do futebol português e não podemos esquecer o que foi o percurso do FC Porto nos últimos 20anosnaLi­gadosCampe­ões. Foi a equipa que mais pontos deu para Portugal hoje poder ter ainda o vencedor do campeonato a entrar direto [nos grupos]. Quantos mais pontos tivermos, e temos também essa responsabi­lidade, mais equipas estarão na Champions. Se não, um dia estaremos a olhar para um jogador que preferirá sempre ir para um terceiro, quarto ou quinto classifica­do das ligas inglesa, espanhola ou italiana.

E o que falta às equipas portuguesa­s para mostrarem-se mais na Europa?

—Não falta nada, pois, se faltasse, não teríamos tantos e tão bons treinadore­s a trabalhar pela Europa fora. Se formos mais competitiv­os, vamos crescer e evoluir e ser cada vez mais fortes na Europa.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal