O Jogo

Roda viva à direita depois de Ricardo

Desde que o defesa foi transferid­o para o Leicester, os dragões já utilizaram sete jogadores naquela posição. Dúvidas para hoje

- MANUEL CASACA

Maxi foi o mais utilizado na época passada, mas quando o uruguaio perdeu a titularida­de foram testadas várias opções, incluindo algumas adaptações, casos de Éder Militão, Corona e Mbemba

A grande época que Ricardo Pereira realizou em 2017/18 com a camisola do FC Porto parecia ser o caminho para um futuro sem problemas no lado direito da defesa portista, mas a transferên­cia do internacio­nal português para o Leicester abriu novamente a discussão. Ainda havia Dalot, mas este também foi vendido (ao Manchester United) no verão de 2018. É certo que o plantel portista continuava a contar com Maxi, um jogador sempre fiável, mas a condição física do jogador e os 35 anos já pesavam. Apesardess­ascondicio­nantes, o internacio­nal uruguaio ainda foi o lateral-direito mais utilizado por Sérgio Conceição na época passada. Fez 24 jogos em todas as competiçõe­s, contribuin­do para 19 vitórias. Maxi foi rei e senhor durante grande parte da primeira metade da época passada. O uruguaio começou por só não jogar nas taças, cedendo o lugar ao brasileiro João Pedro, que tentava adaptar-se ao futebol português, mas sem sucesso .

A necessidad­e de encontrar um sucessor para Ricardo Pereira e uma alternativ­a a Maxi era inevitável. Ainda na época passada, contra o Belenenses, em jogo a contar para o campeonato, Conceição apostou em Corona como titular. Mais uma vez, a polivalênc­ia do internacio­nal mexicano resultou em pleno. Mesmo não sendoumdef­esa,Tecatitote­m dado boas conta do recado. Não seria até de estranhar que hoje voltasse a ser titular. Foi nessa posição que acabou o último jogo, contra o Krasnodar. Face à exibição negativa de Saravia, e numa altura em que tinha de apostar tudo no ataque para tentar dar a volta à eliminatór­ia, o treinador do FC Porto apostou novamente na capacidade de Corona, um jogador que oferece garantias a defender e que faz todo o corredor no momento em que a equipa tem a posse de bola.

Caso Corona jogue numa das alas, Sérgio Conceição terá de optar entre Saravia ou Manafá. A exibição do internacio­nal argentino contra a equipa russa deixou a desejar, isto dias depois do jogo igualmente pouco conseguido do exPortimon­ense com o Gil Vicente. Ainda assim, Manafá parte à frente.

Contratado no mercado de inverno, Manafá agarrou rapidament­e a titularida­de na época passada e alinhou em 10 jogos, número que lhe permite ser o terceiro lateral-direito mais utilizado desde que Ricardo Pereira foi transferid­o para Inglaterra. À sua frente apenas Maxi e Éder Militão, defesa que foi desviado para o lado direito em 15 jogos na temporada passada.

SARAVIA ESTREOU-SE COM O KRASNODAR,

MAS SAIU AOS 37’. TEM A TITULARIDA­DE EM RISCO PARA O JOGO DE HOJE

 ??  ?? Saravia foi o último lateral-direito utilizado por Sérgio Conceição desde que Ricardo Pereira saiu
Saravia foi o último lateral-direito utilizado por Sérgio Conceição desde que Ricardo Pereira saiu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal