O Jogo

Contas certas rimam com mentes abertas

- Paulo Baldaia

N um país e numa SAD desportiva, as contas certas não são apenas as contas que terminam com saldo nulo ou positivo, são também aquelas que preparam o futuro. Num clube, o lucro serve para pagar passivo e serve igualmente para melhorar a prestação desportiva, reforçando o plantel. Campeões em 2017/18, com lucro em 2018/19, esperamos terminar 2019/20 reforçados e campeões, porque essa será também a maneira mais eficaz de evitar o regresso aos prejuízos por termos falhado a entrada na Liga dos Campeões. Contas certas têm de rimar com mentes abertas, aquelas que não se coíbem de transforma­r todos os problemas em belíssimas oportunida­des. Na próxima época, ser bicampeão também deveria rimar com jogadores da formação.

Sendo evidente para todos que as dezenas de milhões de euros que não vão entrar por via das competiçõe­s europeias terão de ser compensada­s pela venda de passes dos jogadores, parece igualmente certo que falhando a montra da Champions para revelar alguns dos nossos melhores talentos, eles só se valorizam com uma boa prestação na Liga Europa e, sobretudo, ganhando a principal competição interna.

Marchesin, Díaz, Uribe ou Nakajima, entre os que chegaram este ano, podem vir a representa­r mais-valias, mas também há Telles, Danilo, Marega, Aboubakar, Soares ou Corona, entre os que já cá estavam, com potencial para ajudar o FC Porto a realizar a receita de que necessita para cumprir o fair play financeiro a que estamos obrigados pela UEFA. Acrescem os jogadores da formação (os três Diogos – Costa, Leite e Queirós –, o Tomás Esteves, o Baró, o Fábio Vieira, o Fábio Silva, que ainda na sextafeira marcou três golos à Itália, ou o Afonso Sousa), mas era com esses feitos campeões da Liga NOS que eu gostava de acertar contas com a felicidade que me faltou na época passada.

Estando obrigados a fazer dinheiro com a venda de passes de jogadores, isso não tem de significar obrigatori­amente que vamos ficar mais fracos no ataque ao campeonato seguinte. Todos pensamos que sem grande dinheiro para atacar o mercado, depois de perder Herrera e Brahimi a custo zero, seria impossível reforçar a equipa. No entanto, Uribe e Diaz são verdadeiro­s reforços. Ainda mais espantoso é termos encontrado em Marchesin, o melhor substituto possível para o grande Casillas.

Desejo toda a sorte do mundo a quem na administra­ção tem de fazer esta quadratura do círculo e confio em Sérgio Conceição para tirar o melhor de cada um dos que agora estão e dos que vão ficar no futuro. Como adepto do FC Porto, insisto, gostaria de poder fazer uma equipa com base na formação, mas sei que isso não é mais importante do que ser campeão e jogar a Champions. Mas se os “putos” são campeões nacionais e campeões da Europa é porque têm muito mérito. Ainda bem que não é proibido sonhar. Somos Porto!

Falhando a Champions, os nossos talentos só valorizam com boa Liga Europa e, sobretudo, ganhando a Liga

 ??  ?? Diogo Leite e Fábio Silva são dois dos jovens valores às ordens de Sérgio Conceição
Diogo Leite e Fábio Silva são dois dos jovens valores às ordens de Sérgio Conceição
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal