O Jogo

“No FC Porto vejo o ABC dos anos 90”

Jorge Rito esteve na final da Liga dos Campeões de 1993/94

-

Técnico dos minhotos era o adjunto de Aleksander Donner – treinador ucraniano já falecido – e admite que o FC Porto, e até o Sporting, podem agora seguir as pisadas do ABC na maior prova de clubes do mundo

Jorge Rito, treinador do ABC,eraoadjunt­odeAleksan­der Donner quando os academista­s chegaram ao ponto mais alto do andebol português a nível de clubes: a final da primeira edição da Liga dos Campeões, prova que, em 1993/94, sucedia à antiga Taça dos Campeões Europeus. “Claro que o andebol era diferente, tinha outras caracterís­ticas, houve alterações às regras, o jogo tem mais velocidade, pode-se atacar sem guardarede­s e, logo, em superiorid­ade numérica”, detalha Rito a O JOGO. “O ABC tinha uma equipa dominadora no panorama nacional e, neste momento, olho para o FC Porto e vejo a imagem do ABC dos anos 90”, prossegue o técnico leiriense, para quem “o FC Porto tem um plantel que permite fazer proezas”. Recuando aos tempos áureos do ABC, recorda: “Foi criada uma estrutura com jogadores de seleção, de nível elevadíssi­mo e que já nessa altura provavam o que sempre defendi, que Portugal tinha e tem atletas de grande categoria. Os dois quartos lugares dos sub-21 e dos sub-19 em Mundiais demonstrar­am-no.”

Rito não sabe dizer se “antes era mais fácil chegar à final” da Champions, mas garante que em 1994 nada foi simples. “Tivemos de derrotar o Zagreb fora, com mais de 15 mil pessoas a ver”, lembra, terminando: “É difícil, mas Sporting e FC Porto poderão fazer o mesmo que o ABC. Talvez mais o FC Porto, que acho mais consistent­e, e digo isto pelo que vi no jogo com o Vardar. Só não ganhouporq­ueoguarda-redes do Vardar resolveu aparecer.”

 ??  ?? ABC brilhou tendo os melhores jogadores nacionais
ABC brilhou tendo os melhores jogadores nacionais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal