O Jogo

Penálti nos descontos trava festa espanhola

- PEDRO RIBEIRO

Apesar de ter visto chegar ao fim a série vitoriosa de 14 jogos em qualificaç­ões para Europeus, à Espanha basta um ponto na Suécia para garantir a ida ao Euro’2020. Suecos deram 4-0 a Malta e são segundos

A campanha triunfal da Espanha no Grupo F teve ontem o epílogo com a Noruega a anular a desvantage­m de um goloeaalca­nçarumempa­te1-1 aos 90’+4’. A festa que os jogadores da Roja já faziam em Oslo pela certeza da qualificaç­ão para o Euro’2020 esfumou-se para já, pois basta um ponto na visita à Suécia para carimbar definitiva­mente o “bilhete”.

Num jogo em que pela primeira vez na história apresentou de início uma equipa composta por 11 jogadores de clubes diferentes, a Espanha apanhou diversos sustos e só na segunda parte conseguiu abrir o marcador. Isso através de um remate de fora da área de Saúl Ñiguez, à passagem dos 47’. Foi a 37.ª partida consecutiv­a dos espanhóis a marcarem (dura há mais de três anos), mas estão ainda muito longe do recorde fixado pela Hungria que, entre 1949 e 1957, chegou a faturar em 66 jogos consecutiv­os.

O problema da Espanha foi que, a exemplo do que tinha sucedido até aí, falhou outras ocasiões para sentenciar, tendo Fábian Ruiz disso sido o exemplo perfeito: aos 89’, viu um remate ser devolvido pelos ferros, ele que já antes tinha feito o mesmo. E dois remates aos ferros num mesmo jogo era algo que nenhum espanhol conseguia desde 2013, então foi Soldado, contra os Estados Unidos.

O pior para a Roja aconteceu depois, quando Elabdellao­ui surgiu na área e foi derrubado por Kepa. O árbitro assinalou penálti, Joshua King não se atemorizou, fixou a igualdade aos 90’+4’ e colocou fim à série vitoriosa da Espanha em qualificaç­ões para Europeus que ia em 14 jogos.

Nas outras partidas do grupo, a Suécia manteve o segundo lugar graças ao 4-0 sobre Malta, com Larsson a fazer um bis de penáltis. Os suecos têm um ponto de vantagem sobre a Roménia, que foram às Ilhas Faroé triunfar por 3-0, e agora precisam de vencer a Noruega.

 ??  ?? Joshua King suplantou a defesa espanhola, liderada por Sergio Ramos
Joshua King suplantou a defesa espanhola, liderada por Sergio Ramos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal