O Jogo

Luís Castro recomenda “cuidado!”

Segundas voltas são a especialid­ade de Portugal

- PAULO NUNES TEIXEIRA

Com o apuramento para o Europeu’2020 em mente, a equipa das Quinas vai tentar melhorar o registo obtido no primeiro jogo em casa, onde não foi além de um empate sem golos no arranque da qualificaç­ão

Ultrapassa­do o Luxemburgo, com uma vitória por 3-0, Portugal pode selar o apuramento para o Europeu’2020 já amanhã, diante da Ucrânia. A seleção liderada por FernandoSa­ntosarranc­oudeformat­itubeante ao consentir um empate sem golos, em casa, precisamen­te contra o próximo rival, líder do grupo, ainda sem derrotas. No entanto, a história mostra que a equipa das Quinas consegue dar uma resposta positiva no segundo embate com os adversário­s mais diretos na luta pelo apuramento ou primeiro lugar.

Numa análise às últimas dez fases de qualificaç­ão para europeus e mundiais, a tendência foi quase sempre melhorar o resultado obtido no primeiro encontro diante do principal rival. Apenas na caminhada para o Mundial’2002 e Euro’2012 é que este cenário não se verificou. No primeiro caso, Portugal empatou em casa com a Irlanda, que terminaria no segundo posto do grupo, repetindo este resultado fora de portas (1-1).

Já em setembro de 2010, Portugal até venceu a Dinamarca – os nórdicos conseguira­m apurar-se diretament­e para o Europeu’2012–,masnaúltim­a jornada, em Copenhaga, o conjunto de Paulo Bento foi batido por 2-1. O golo de Cristiano Ronaldo aos 90’+2’ só serviu mesmo para atenuar o resultado, pois Portugal acabou por garantir “apenas” o play-off.

De resto, Portugal obteve 80 por cento de resultados em que o desfecho foi mais favorável do que o verificado nas primeiras voltas – ver quadro ao lado.

Como o selecionad­or nacional Fernando Santos evidenciou na conferênci­a de Imprensa após o desafio com o Luxemburgo, Portugal ambiciona vencer a Ucrânia, resultado que deixaria o primeiro lugar a apenas dois pontos, sendo que a formação de Andriy Shevchenko se apresenta com mais uma jornada realizada, comparativ­amente com Portugal.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal