O Jogo

SEMANA DE DESCANSO PARA ALEX

Condição do lateral gerida antes do ciclo louco

- ANDRÉ MORAIS

O segundo jogador mais utilizado no FC Porto trabalhou de forma mais leve para não ser sobrecarre­gado. A gestão de esforço não tem que ver com qualquer lesão, mas antes com prevenção

Apesar de já ter “folgado” uma vez (foi expulso em Portimão e falhou a receção ao Santa Clara), aquele que foi o mais rápido jogador da história a chegar aos 150 jogos pelo FC Porto continua a ser um dos mais utilizados por Sérgio Conceição. Falamos de Alex Telles, que soma 990 minutos e só é batido por Pepe nesse particular. Por isso. nesta paragem internacio­nal, Sérgio Conceição optou por poupar o lateral-esquerdo, que passou toda a semana a trabalhar de forma muito leve e sem ser sujeito a grandes esforços. Na prática, o treinador quis impedir que o brasileiro somasse mais desgaste e colocasse em risco a sua total disponibil­idade para os jogos que seguem. É que depoisda paragem, o FC Porto entra num dos piores ciclos da temporada, se não em grau de dificuldad­e, pelo menos no volume de jogos. São sete desafios em três semanas, a um ritmo de um jogo a cada três dias. Há Taça de Portugal a abrir, Liga Europa a seguir e depois o campeonato, com ataque à liderança na receção ao Famalicão, por exemplo. Mas pode consultar todos os jogos no quadro ao lado.

Tendo em conta as duas semanas de paragem competitiv­a que as equipas estão a viver, Conceição entendeu que esta era a melhor altura para subtrair carga a Alex. Afinal, só ficaram 11 jogadores no Olival e, com Romário Baró e Marega condiciona­dos, o trabalho foi mais orientado para que o grupo mantivesse o ritmo do que propriamen­te para questões táticas de importânci­a significat­iva. Por isso, Alex descansou. E até passou a maior parte do tempo com Marega, a correr ou a fazer exercícios mais leves. O maliano padece de uma pequena lesão, não impeditiva de fazer a 100 por cento os próximos jogos. Alex fez gestão por precaução.

A equipa regressa amanhã ao trabalho e Alex deve voltar a treinar sem qualquer reserva. Loum deve juntar-se ao grupo, depois de concluída a estadia na seleção do Senegal. Mbemba, Zé Luís, Marchesín e Saravia jogam hoje (ver páginas seguintes) e também têm hipóteses de marcar presença. Os dois africanos têm particular em França, os argentinos jogam em Espanha.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal