O Jogo

“GALA” OBSERVA JOÃO MÁRIO E ADEPTOS FICAM LOUCOS

INTERESSE O jovem da equipa B viu a sua conta de Instagram invadida por adeptos turcos que ficaram entusiasma­dos com um vídeo e, após a notícia, tentaram convencê-lo a mudar-se

- JOÃO MAIA

O ala ficou tão surpreendi­do com as mensagens dos fanáticos apoiantes dos turcos que no início até pensava que era uma brincadeir­a. Não é, já que Fatih Terim vê em João Mário uma espécie de Bruma

Há um nome que nunca envergou a camisola principal do FC Porto mas que está a despertar o interesse do campeão turco, o Galatasara­y. João Mário, extremo de 19 anos ao serviço dos bês dos dragões, foi notícia na Turquia, onde se escreveu que o “Gala” tem observado os desempenho­s do internacio­nal jovem português. Segundo os turcos, FatihTerim­aprec ia as qualidades­do ala e considera-o uma espécie de Bruma: rápido, ágil e de remate fácil com os dois pés. Ora, a notícia teve tanto eco que os adeptos do Galatasara­y invadiram o Instagram de João Mário com frases como “Come to Galatasara­y” (vem para o Galatasara­y) ou “Cr7”, já que o avançado gosta do número 7, que utiliza nas Seleções, embora no FC Porto B envergue o 57.

Os adeptos turcos ficaram ainda mais impression­ados com um vídeo que varreu as redes sociais de um golo que João Mário apontou no Europeu sub-19, frente à Arménia, onde fletiu da esquerda para a direita e rematou ao ângulo. Mais recentemen­te, a 15 de outubro, João Mário fez um golo idêntico diantedaIt­ália, pela Seleção Nacional sub-19, na derrota de Portugal, por 4-3, perante os transalpin­os. Os lusos estiveram a perder por 3-0 e a exibição de João Mário foi absolutame­nte decisiva para o evitar do descalabro. O portista esteve na origem do 3-1, sofreu um penálti para o 3-2 e marcou o 3-3 num disparo de pé esquerdo após uma diagonal da direita para o meio, mas a Itália acabou por ganhar.

O JOGO sabe que o próprio jogador ficou surpreendi­do quando viu a conta da rede social ser invadida por turcos. De início nem terá percebido o que se estava a passar, mas fonte próxima do processo confirmou ao nosso jornal que o departamen­to de scouting dos turcos tem estado a seguir João Mário, que está inserido num grupo de jovens promissore­s que interessam àquele clube, juntamente com os avançados Hassane Bande, de 20 anos, do Ajax, e Martin Minchev, 18 anos, do Cherno More (Bulgária).

A história de João Mário com o FC Porto começou em 2009, quando o menino, então com nove anos, trocou a Sanjoanens­e, clube da cidade de São João da Madeira, de onde é natural, pelo Olival. Nos azuis e brancos, fez toda a formação, com um hiato pelo meio, de uma época, no Padroense, satélite dos portistas nos sub-17, e nos dragões venceu, na época passada, o Nacional de juniores e a Youth League. Foi precisamen­te na temporada anterior que João Mário se estreou na equipa B, tendo marcado quatro golos em 20 partidas.

 ??  ?? Os turcos conhecem o percurso de João Mário no FC Porto e nas Seleções Nacionais
Os turcos conhecem o percurso de João Mário no FC Porto e nas Seleções Nacionais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal