O Jogo

“As críticas passam-me completame­nte ao lado”

Visado após dois desaires na Champions, frisa que vive desde criança com a pressão da profissão e diz-se “muito feliz” na Luz, onde tem um projeto que é a sua “cara”

- MARCO GONÇALVES

Jogando à defesa sobre a sua renovação, congratulo­u-se com a de Ferro e as próximas já encaminhad­as. O técnico quer ver um Benfica gastar para amarrar os jovens talentos e formar uma equipa “forte”

Já depois de ter abordado o jogo à BTV, Bruno Lage compareceu em conferênci­a de Imprensa, agendada à pressa, ao início da noite porque a isso obrigam os regulament­os da prova.

Face à campanha na Europa, foi pela primeira vez criticado. Como lida com essa crítica?

—É muito fácil. Estou a viver isto desde os meus seis anos, através do meu pai. Já é treinador desde 84/85/86. Imagine o que é uma criança com seis, sete, oito anos viver isso através do seu pai. É já uma bagagem muito forte saber muito bem o que é esta profissão. O meu pai foi treinador, e bom, e foi campeão distrital. Os problemas tanto acontecem a nível distrital como nacional. São muitos anos a passar por isto. Com dez anos via a crítica constante a um treinador que estava a lutar para ganhar títulos. E num dos títulos o meu pai foi campeão por golos. E [na época passada] depois de vencermos o FC Porto tínhamos dez jogos para vencer o campeonato. Ele falou comigo e disse-me: “Vais fazer nove vitórias e um empate”, como ele fez. Há a responsabi­lidade de ser treinador do Benfica, mas as críticas, como os elogios, passam-me completame­nte ao lado, porque a concentraç­ão é única em preparar e vencer o próximo jogo.

Como está a sua renovação?

—O mais importante são os jogadores e o Benficaequ­ipa forte e muito competitiv­a, com presente e futuro. Teremos tempo para falar sobre a minha renovação. Sinto-me muito feliz nesta casa. Este projetoéa minha cara. O mais importante é o que se constrói comosjog adores, esseéo passo seguinte. Temos de forçar para termos capacidade e competênci­a para segurar os jovens jogadores mais tempo no Benfica.

Que comentário faz à renovação de Ferro?

—Tem feito um percurso fantástico, conheço muito bem o Ferro como o Rúben. Era treinador dos juvenis e assisti a vários jogos dos iniciados. Nunca pensei que jogassem em simultâneo na equipa A e comigo como técnico. São excelentes notícias. Agora, o passo seguinte éter a capacidade de convencer os jogadores que existe um projeto e uma situação financeira que não os deixa pensar duas vezes quando recebem outras propostas.

Depois do burburinho que se registou na última assembleia geral, entende ser necessário enviar uma mensagem?

—Isso passamessi­ado. O mais importante éoquev amos construind­o no campo, o futebol numa equipa como o Benfica é que alimenta tudo. A nossa mensagem é de confiança, as renovações vão ao encontro do que tem de ser o próximo passo, ter a capacidade e a competênci­a de criar um projeto em que os jogadores sintam vontade de permanecer mais tempo. Ter a competênci­a financeira para que, perante propostas fantástica­s que surgem de todo o lado, hesitem pelo projeto e pelo ordenado. A resposta a dar é já amanhã. Temosaobri­gação e motivação de entrar fortes.

1 EM QUATRO JOGOS FORA, O BENFICA SÓ PERDEU UM, ANTE O ZENIT

LAGE DIZ

“Estou a viver isto desde os seis anos, através do meu pai. É uma bagagem muito forte saber o que é esta profissão”

“Ferro tem feito um percurso fantástico. Nunca pensei que ele e o Rúben jogassem em simultâneo na equipa A e comigo como treinador”

“O próximo passo é

ter a capacidade e a competênci­a de criar um projeto em que os jogadores sintam vontade de ficar mais tempo”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal