O Jogo

Histórias do jovem Nakajima

A obsessão pelo repertório de Ronaldinho, as fintas e o entusiasmo, até na enfermaria

- ANTÓNIO M. SOARES

A capacidade de finta é uma das principais caracterís­ticas de Nakajima, que procurou aprimorá-la desde muito novo, tendo um dos jogadores mais habilidoso­s como referência: Ronaldinho Gaúcho. A história é contada e recordada por um dos primeiros treinadore­s do japonês do FC Porto. Hideyuki Ozawa trabalhou desde muito cedo com Nakajima, mas as memórias estão bem frescas. “Ele gostava do Ronaldinho e praticava muito as jogadas dele, também conseguia fazer a finta do elástico que o Ronaldinho fazia, ou passando a bola por cima de um adversário – o Shoya [Nakajima] fez isso com um treinador com 1,80 metros! Nessa altura, ele era mais baixo uns 40 centímetro­s. Nunca lhe ensinámos essa finta, mas ele aparecia nos treinos e conseguia fazer aquelas fintas, porque praticava muito. Bastava-lhe ver uma uma vez para a reproduzir de seguida”, recordou Ozawa em declaraçõe­s à “Tokyo Sports”.

Com o extremo a jogar ao mais alto nível no FC Porto, o antigo treinador vê nele uma técnica mais madura. “É um jogador que consegue fazer as coisas naturalmen­te, basta ol harpara os movimentos corporais dele, faz tu dosem desconfort­o. É rápido a executar, como Messi, Iniesta ou Kubo, e arranca em velocidade no momento certo, conseguind­o desequilib­rar o adversário.”

Ozawa destacou também a forma como Nakajima encarava os treinos. “Não foi o melhor jogador que vi com a idade dele. Havia outros com melhor avaliação, quando ele se estreou na liga japonesa. Mas sempre foi um miúdo que trabalhava muito e que se esforçava: nesse aspeto, foi do melhor que encontrei. Um dia elogiei-o pelo esforço que tinha feito e ele respondeu que não via isso como esforço. Acho que se divertia mais do que outra coisa ”, acrescento­u. Outro aspeto importante­éa concentraç­ão .“Mostrou sempre uma grande capacidade para se focar no que precisava para melhorar, por isso é um jogador que tem tendência para crescer sempre. Poderá tornar-se num dos melhores internacio­nais japoneses da atual idade ”, apontou Ozawa.

“Bastava-lhe ver uma finta uma vez para a reproduzir logo a seguir” Ozawa

Antigo treinador de Nakajima

 ??  ??
 ??  ?? Nakajima tem uma técnica bastante apurada
Nakajima tem uma técnica bastante apurada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal