O Jogo

Finlândia em estreia no Euro

Seleção nórdica ganhou ao Liechtenst­ein por 3-0 e está pela primeira vez na fase final de uma grande prova

- SÉRGIO ANDRÉ

Teemu Pukki, avançado que atua na Premier League, ao serviço do Norwich foi a grande figura da partida com a obtenção de dois golos. Jasse Tuominen abrira o ativo aos 21 minutos A Finlândia ganhou ao Liechtenst­ein por 3-0 e qualificou-se pela primeira vez na história para a fase final de uma grande competição. A seleção nórdica é mais uma a juntar-se ao lote das apuradas para o Euro’2020. A jogar em casa e empurrada pelos seus adeptos, não tardou em ganhar vantagem. Aos 21 minutos, Jasse Tuominen aproveitou a passividad­e adversária e colocou a sua seleção à frente do marcador. O caminho estava aberto, mas a Finlândia não quis parar e, já na segunda parte, Teemu Pukki, aos 64’ e 75’, o primeiro de grande penalidade, fechou as contas da partida. Pukki, avançado que atua na Premier League ao serviço do Norwich (já marcou seis golos em doze partidas nesta temporada), levou à loucura os adeptos finlandese­s. Agora, a equipa liderada por Markku Kanerva terá pela primeira vez na sua história um verão bem agitado. No fim da partida, como se esperava, houve invasão de campo, com os adeptos a festejarem o triunfo com os jogadores. O momento histórico foi vivido com emoção por todos e agora a Finlândia entra na rota das principais seleções da Europa.

No Grupo J, de resto, a Itália já tinha garantido a presença na fase final do Europeu e a Finlândia assegurou a segunda posição. A Grécia, Arménia e Bósnia-Herzegovin­a ficaram pelo caminho. A fase final do Europeu, recorde-se, realizase de 12 de junho a 12 de julho, em 12 cidades, de 12 países.

No fim do encontro, Pukki falou à imprensa finlandesa e não escondeu a sua satisfação por fazer parte da história do país que representa. “Foi um sonho para todos nós. Isso é incrível. Houve momentos difíceis na minha carreira e estar qualificad­o para oEuropeuéu­mp ré mio ”, acrescento­u o jogador do Norwich. A finalizar, não se esqueceu das pessoas que estão mais próximas como a sua mulher. “Agradeço a toda a equipa e ao nosso treinador, claro. Agradeço também ao NorwicheàD­inam arca eà minha família. Hoje[ ontem ], recebi uma mensagem muito positiva da minha esposa, o que deu um impulso extra. Era um email não solicitado. Ela lembrou-me o quão bom eu sou e como as coisas têm sido boas ultimament­e. Foi emotivo para todos ver pessoas chorar no campo.”

“Foi uma emoção para todos ter visto pessoas a chorarem no campo”

“A minha mulher enviou-me um email a lembrar-me o quão bom eu sou” Teemu Pukki Jogador da Finlândia

 ??  ?? Adeptos invadiram o relvado e festejaram com Pukki, a estrela da Finlândia
Adeptos invadiram o relvado e festejaram com Pukki, a estrela da Finlândia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal