O Jogo

Alexandre Guedes deixou de contar para Ivo Vieira

Ponta de lança foi titular no arranque da temporada, quando não havia outras soluções no plantel, e depois desaparece­u das opções do treinador. Último jogo foi há dois meses

- TOMAZ ANDRADE

O treinador vitoriano tem quatro soluções para a posição 9 e Alexandre Guedes está no fim da lista. Este cenário faz antever que o ponta de lança português pode ser cedido ou até vendido em janeiro

Alexandre Guedes desaparece­u das opções de Ivo Vieira. O ponta de lança não é visto desde o dia 14 de setembro, quando entrou para os últimos 20 minutos do jogo com o Aves, tendo, de resto, fechado a goleada por 5-1 à exequipa com um golo apontado no período de descontos. Depois desse jogo, relativo à quinta jornada do campeonato, o atacante nunca mais foi convocado pelo treinador vitoriano. Bruno Duarte, Léo Bonatini e André Pereira são os pontas de lança normalment­e utilizados pelo treinador e, como se pode ver na infografia em baixo, todos têm caracterís­ticas distintas e, por consequênc­ia, números diferentes.

Alexandre Guedes começou por ser o ponta de lança de serviço quando a equipa entrou em competição na segunda pré-eliminatór­ia da Liga Europa, realizada ainda em julho, numa altura em que o plantel estava a ser formado e o treinador não tinha as soluções ofensivas de que dispõe atualmente. Na parte final de agosto, já com Bruno Duarte contratado, o ponta de lança português começou a perder espaço, que ficou ainda mais reduzido com as chegadas de Bonatini e André Pereira, este último várias vezes utilizado numa ala. Sem surpresa, o camisola 9 não foi incluído na lista de jogadores enviada para a UEFA para a participaç­ão na fase de grupos da Liga Europa.

Na Taça de Portugal, prova em que o Vitória visitou o Sintra Football, em outubro, pensou-se que Alexandre Guedes podia te ruma boa oportunida­de para voltara oativo, mas nem foi chamado. Com este panorama, e desde que o eixo ofensivo não seja afetado por lesões nos próximos tempos, o ex-jogador do Aves poderá ser colocado ou transferid­o no mercado de inverno, o que irá depender, claro, das propostas que a SAD liderada por Miguel Pinto Lisboa venha eventualme­nte a receber.

Com dois golos marcados em oito jogos, Guedes ganha à concorrênc­ia direta nos dribles, com uma percentage­m de sucesso muito superior, sobressain­do também na percentage­m de duelos ganhos.

Deste quarteto de opções, André Pereira é o único sem golos marcados, pelo menos enquanto atuou como ponta de lança, já que o jogador emprestado pelo FC Porto contabiliz­ou um remate certeiro ao Aves, na quinta jornada, num jogo em que foi extremo-esquerdo.

BRUNO DUARTE É O PONTA DE LANÇA MAIS UTILIZADO, COM 13 JOGOS, E TAMBÉM O MAIS PRODUTIVO, COM QUATRO GOLOS

MARCADOS

 ??  ?? Alexandre Guedes desaparece­u das opções de Ivo Vieira
Alexandre Guedes desaparece­u das opções de Ivo Vieira
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal