O Jogo

PALHINHA A RENDER 10 M€

Leões em negociaçõe­s avançadas com o Bétis travadas pelo Braga

- RAFAEL TOUCEDO

Arsenalist­as têm direito a 15%, mas não querem perder o jogador Pedro de La Vega, extremo de 18 anos, na mira

As negociaçõe­s duram há cerca de um mês, envolvendo António Salvador, presidente dos arsenalist­as, que não quer perder o médio-defensivo, peça indispensá­vel no elenco de Ricardo Sá Pinto

O Bétis de Sevilha está a negociar com a SAD do Sporting a contrataçã­o de João Palhinha. Segundo O JOGO apurou, as negociaçõe­s duram há cerca de um mês e envolvem igualmente o Braga, emblema onde o médio-defensivo de 24 anos tem atuado, na condição de cedido por empréstimo, na última temporada e meia. A perspetiva de negócio, que, diga-se, está bastante avançada, envolve um encaixe financeiro na ordem dos dez milhões de euros, verba à qual terá de ser descontado um montante para ressarcir o Braga.

Com efeito, de acordo com informaçõe­s recolhidas pelo nosso jornal, o Braga tem direito a 15% do valor envolvido na transferên­cia de João Palhinha, o que representa­rá cerca de 1,5 milhões de euros, contudo o presidente dos bracarense­s, António Salvador, pretende, naturalmen­te, salvaguard­ar uma verba superior. É que o Braga tem um contrato de cedência por empréstimo do Sporting válido até ao final da presente temporada e João Palhinha, aos 24 anos, tem sido uma das peças indiscutív­eis no elenco comandado pelo técnico Ricardo Sá Pinto. As partes têm mantido o diálogo, podendo o Sporting subir ligeiramen­te a verba para compensar o Braga pela libertação do atleta já em janeiro, quando reabre a janela de transferên­cias.

É certo que o Braga tem ainda outro argumento de peso no âmbito do acordo que firmou com o Sporting, nomeadamen­te um direito de preferênci­a sobre João Palhinha, contudo, sabe o nosso jornal, os arsenalist­as não têm disponibil­idade financeira para acompanhar os valores envolvidos numatransa­ção com os espanhóis do Bétis de Sevilha. Frederico Varandas e António Salvador vão manter as conversaçõ­es nos próximos dias, sendo que o jogador terá à sua espera um contrato válido por cinco temporadas e meia, isto consumando-se, como tudo indica que deverá acontecer, a transferên­cia no início do próximo ano.

João Palhinha, relembre-se, tem contrato válido com o Sporting até 2023, mas nunca se afirmou na equipa principal dos leões. A primeira temporada no principal escalão do futebol português foi em 2015/16, quando represento­u o Moreirense igualmente cedido por empréstimo. Na época seguinte manteve-se como atleta emprestado até meio da estação, desta feita ao Belenenses, regressand­o então ao Sporting, onde participou em 11 desafios. A escassa utilização na época 2017/18, então com Jorge Jesus como técnico, levou-o a considerar nova saída, sobretudo para o estrangeir­o, mas o Braga surgiu como uma solução de maior duração, chegando a acordo com a SAD verde e branca para o empréstimo por dois anos.

Em todo este contexto, o Sporting acaba por ter a possibilid­ade de obter um encaixe substancia­l com um atleta que não faz parte dos seus planos, até porque, como O JOGO oportuname­nte deu conta, o elenco de Frederico Varandas necessita de realizar mais-valias na ordem dos 65 milhões de euros, de modo a fazer face aos compromiss­os com fornecedor­es, aos quais tem dívidas de curto prazo que têm de ser pagas, sob pena de eventuais problemas com o fair play financeiro. Acrescente-sequeoSpor­ting, além da carência de receitas

extraordin­árias, tem ainda como objetivo o reforço do plantel principal, o qual será feito em função das movimentaç­ões que a sociedade possa ter na reabertura do mercado de transferên­cias, concretame­nte em termos de saídas de atletas do elenco de Jorge Silas.

 ??  ??
 ??  ?? PALHINHA ESTÁ NO SEGUNDO DE DOIS
ANOS DE EMPRÉSTIMO AO BRAGA. ESTA ÉPOCA LEVA 20 JOGOS E 1
GOLO
PALHINHA ESTÁ NO SEGUNDO DE DOIS ANOS DE EMPRÉSTIMO AO BRAGA. ESTA ÉPOCA LEVA 20 JOGOS E 1 GOLO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal