O Jogo

Mathieu pondera o adeus

SAD quer perceber depressa se conta com o francês para 2020/21

- RAFAEL TOUCEDO

A SAD verde e branca pretende resolver a situação do francês o mais rapidament­e possível, para perceber se vai contar com o 22 em 2020/21 ou se precisa de encontrar um substituto... à altura

A época 2019/20 já vai a meio e o futuro imediato de Mathieu, que termina contrato no final da época, ainda está no ar. O defesa francês é uma das figuras do plantel do S por ting,éo seu jogador mais experiente e mais titulado e aos 36 anos continua a ser indiscutív­el no onze – apesar de Silas apenas ter mencionado Bruno Fernandes como intocável. Ao que O JOGO apurou, Mathieu ainda não tomou uma decisão final, mas está a ponderar seriamente coloca rum ponto final na carreira, embora a continuida­de em Alvalade por mais uma época ou até despedir-se dos relvados onde começou, no Sochaux, sejam outros cenários em aberto.

Plenamente integrado desportiva­mente no Sporting e familiarme­nte em Lisboa, Mathieu, pelas informaçõe­s recolhidas pelo nosso jornal, não enjeita a possibilid­ade de ficar a viver na capital portuguesa. Uma situação que pode deixar a batata quente da renovação nas mãos dos leões.

Jérémy Mathieu está a cumprir a sua 18.ª temporada como jogador profission­al (três no Sochaux, quatro no Toulouse, cinco no Valência, três no Barcelona e três no Sporting) e apenas em três delas ficou abaixo dos 20 jogos. Nos leões o francês já soma 98 jogos , pelo que até podet ornar-se centenário nodérbi como Benfica de 18 de janeiro, em Alvalade (17.ª jornada da Liga). Esta época, a gestão física do camisola 22, levada a cabo pela unidade de performanc­e do clube e executada pelos diversos técnicos que já passaram pelo banco (Marcel Keizer, Leonel Pontes e Jorge Si las)ée vidente: vaiem 16 participaç­ões de um total de 24 desafios oficiais da equipa, ou seja, marcou presença em 66,6% dos jogos dos leões.

O JOGO consultou vários centrais que passaram por Alvalade (Morato, Tonel e Pedro Barny), unânimes sobre a visível capacidade do internacio­nal francês em prolongar a carreira mais uma época.

“Da maneira que o tenho visto jogar, acho que mais um ano aguenta à vontade. Tivemos tantos jogadores até aos 36, 37 e por aí fora. Faz gestão, mas isso também os de 19 ou 20 anos. Nos 90’ vê-se que tem condições”, refere Morato. Pedro Barny, do ponto de vista desportivo, concorda: “Pelo rendimento atual, que é positivo e satisfatór­io, pode continuar. Tem condições para isso. Mas só conhecendo melhor o atleta e a sua personalid­ade se poderá avaliar melhor. Quando há sobrecarga é feita gestão, nota-se que há cuidados adicionais. É das melhores opções do Sporting e por isso joga eé fundamenta­l.”

Já Tonel reconhece a aptidão física para o jogo, mas questiona a mental para prosseguir: “Pelas condições físicas que vai apresentan­do, parece que pode continuar. Outraco is aéa condiçãops­icológica e a motivação e ambição. Não sei se está motivado para mais um ano. Sabese que fisicament­e tem um problema já antigo, mas tem bom rendimento, joga a bom nível. Aindaécedo­p aras e decidiriss­o. Até ao momento tem condições físicas suficiente­s, o resto da época terá o seu peso.” Entretanto, Mathieu vai somando e seguindo.

“O Jérémy é um dos jogadores com quem nós precisamos falar muito, sentir como ele está. Com três, quatro jogos seguidos, começa a pesar, é natural aos 36”

“Mas ele tem-se portado como um jovem, essa é que é a grande verdade. Ainda hoje é um dos melhores jogadores em campo do nosso plantel”

Jorge Silas

Treinador do Sporting

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal