O Jogo

Rafael Brito para segurar em janeiro

Médio-defensivo da equipa B tem 17 anos e é uma das grandes esperanças encarnadas para o futuro

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Os termos finais do acordo ainda estão por definir mas o jovem firmará um vínculo de longa duração. Colossos da Europa, em particular de Espanha e de Itália, estão atentos e forçam ação da SAD

O Benfica já tem em marcha o processo de renovação de Rafael Brito, médio-defensivo de 17 anos que as águias vêm como sendo uma das maiores promessas da formação no Seixal. Ao que O JOGO sabe, as conversaçõ­es sobre os termos exatos de um acordo com o atleta já começaram e deverão ser fechadas durante o mês de janeiro, logo após Rafael Brito celebrar o seu 18.º aniversári­o, no dia 19.

As caracterís­ticas de Rafael Brito, que também pode jogar a central ou a lateral, já convencera­m há muito a estrutura do futebol das águias. Por isso, segundo apurámos, a SAD encarnada decidiu avançar para a proteção de um jogador que tem contrato até 2021, assinado ainda com 16 anos, com um vínculo de longa duração e blindando-o com uma elevada cláusula de rescisão.

Nascido em Almada e tendo cumprido todo o seu caminho na escola do Seixal, o médio está recetivo à renovação e a prosseguir vinculado ao Benfica mesmo sabendo que o seu nome consta também da lista de vários colossos europeus. Ao clube da Luz, de resto, foram chegando ecos desses interesses, sabendo O JOGO que entre eles já houve sondagens de grandes emblemas de Espanha. E de Itália, ainda em janeiro do ano passado, surgiram notícias segundo as quais o Inter olhava com muita atenção para Rafael Brito, após este ter sido uma das estrelas na Alkass Internatio­nal Cup, prova disputada no Catar com algumas das melhores equipas jovens do mundo.

Internacio­nal sub-19 por Portugal, Rafael Brito esteve nos últimos Europeus do escalão, em 2018 e este ano. No Benfica, e após percorrer todos os patamares da formação, temp assado a temporada entre aequipaBeo­ssub -23: no total, fez 15 jogos e 1151 minutos, números nos quais se inclui a presença na Youth League e na Premier League Internatio­nal Cup.

Bruno Lage segue, naturalmen­te, a evolução de Rafael Brito, mas este ainda não terá sido observado em treino com o plantel principal. Tal deve-se em boa parte ao facto de o grupo de trabalho dos encarnados ter muitas opções para a posição mas também porque, quando há oportunida­des, nas paragens para compromiss­os das seleções, Brito também tem ido aos sub-17 e sub-19.

 ??  ?? Rafael Brito completou 15 jogos até ao momento, em quatro provas diferentes
Rafael Brito completou 15 jogos até ao momento, em quatro provas diferentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal