O Jogo

“Só se lembram nos Jogos”

CRÍTICAS Catarina e Salomé falam do país em que domina o futebol

-

Atletas detalham o que deve mudar em Portugal e realmente aquilo que lhes faz falta para chegarem a outros patamares. A análise passa por todas as franjas da sociedade

A pergunta era clara – “O que faz falta ao atletismo português?” – e a resposta saiu de rompante. “Há países com muitos menos atletas e que têm condições melhores. Há menos investimen­to aqui. Não damos ‘show de bola’. Há falta de cultura desportiva em Portugal. Corri no dia 1 deste mês em Valência e as ruas estavam cheias. Em Portugal, no dia 8, um domingo e dia de Campeonato da Europa, nem um terço estava. E era um circuito! Portugal só dá para o futebol”, atira Sara Catarina Ribeiro, antes de Salomé interrompe­r com uma história elucidativ­a: “Temos atletas que vão para estágio quatro ou cinco meses: nós vamos uma ou duas semanas. As pessoas pagam 50 euros para ver um jogo de futebol. Ir ver atletismo, que é grátis...”

Se a falta de “cultura desportiva” é apontada, a responsabi­lidade da Imprensa não é esquecida. “As primeiras páginas em Espanha fazem-se com pódios. O melhor atleta do mundo foi décimo e eles puxaram-no à primeira página. Aqui, o João Vieira foi vicecampeã­o do mundo e foi colado num quadradinh­o na capa. Aqui valoriza-se uma transferên­cia ou um lesionado da 3.ª divisão. Nós, das modalidade­s, começamos a ler pelas últimas páginas”, atira Salomé Rocha. Catarina revela a pressão mediática em ano de Jogos: “Só se lembramden­ósemanosol­ímpicos. Andamos quatro anos a trabalhar para um sonho e, quando temos de estar focadas, é que querem falar connosco. E só querem medalhas! Ainda nem sei se, efetivamen­te, lá vou!”

 ??  ?? Carla Salomé Rocha e Sara Catarina
Carla Salomé Rocha e Sara Catarina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal