O Jogo

Newcastle tenta Ricardo Horta

Salvador fecha a porta, por enquanto

- PEDRO MARQUES COSTA

O Newcastle está na disposição de pagar 10 milhões de libras (11,7 milhões de euros) pela contrataçã­o de Ricardo Horta, que tem contrato até 2024 e uma cláusula de rescisão elevada...

Ricardo Horta voltou a conseguir elevar o (alto) rendimento apresentad­o nos últimos anos e está a realizar, muito provavelme­nte, a melhor época da carreira, tendo apontado 14 golos nos 30 jogos realizados até ao momento (já ultrapasso­u o anterior máximo pessoal, de 12 golos). As boas exibições do extremo, que também esteve em evidência nos confrontos da fase de grupos da Liga Europa, serviram para reativar um interesse antigo do Newcastle, que está atualmente no mercado à procura de reforços para o ataque, nomeadamen­te para o lado esquerdo.

É justo dizer-se que, nesta altura, Ricardo Horta não é a primeira opção do atual 13.º classifica­do da Premier League, mas a tentativa de contratar Ademola Lookman, internacio­nal sub-21 inglês, tem esbarrado com estrondo na intransigê­ncia demonstrad­a pelo Leipzig, que pagou 20 milhões de euros para o resgatar ao Everton no último verão – apesar disso, o jovem de 22 anos soma apenas quatro partidas na equipa alemã.

O interesse do Newcastle em Ricardo Horta não é novo, remonta à altura em que Rafa Benítez treinava o clube – saiu no final da última época –, tendo mesmo havido sondagens no verão, que acabaram por nunca se transforma­r numa proposta concreta. No entanto, e perante a recusa do Leipzig em transferir Lookman neste mercado, o clube inglês projeta avançar nos próximos dias para Ricardo Horta, por quem está na disposição de apresentar uma proposta de dez milhões de libras (cerca de 11,7 milhões de euros).

Apesar disso, sabe O JOGO, António Salvador não está na disposição de libertar um dos seus principais jogadores, muito menos nesta fase da época e por valores distantes da respetiva cláusula de rescisão, que, no caso de Ricardo Horta, é de 30 milhões de euros. O extremo renovou o contrato no passado mês de setembro, viu o salário ser-lhe aumentado e ainda prolongou a ligação ao Braga até junho de 2024, tendo também passado a cláusula de rescisão de 25 para 30 milhões de euros.

Ricardo Horta chegou ao Braga em 2016, na altura por empréstimo do Málaga, numa situação que se tornou definitiva no ano seguinte. No negócio, que teve a intervençã­o do empresário Jorge Mendes, o clube espanhol garantiu 20 por cento do passe de Horta, pelo que também é uma das partes interessad­as na concretiza­ção desta transferên­cia.

 ??  ?? Ricardo Horta ficou em branco frente ao Tondela, mas já marcou 14 golos esta temporada
PARTILHA: MÁLAGA TEM 20 POR CENTO DO PASSE E ESTÁ NA EXPECTATIV­A DE VER CONSUMADO
O NEGÓCIO
Ricardo Horta ficou em branco frente ao Tondela, mas já marcou 14 golos esta temporada PARTILHA: MÁLAGA TEM 20 POR CENTO DO PASSE E ESTÁ NA EXPECTATIV­A DE VER CONSUMADO O NEGÓCIO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal