O Jogo

AVANÇA HOJE O RECURSO PARA COATES IR AO DÉRBI

Como se esperava, o mapa de castigos para a próxima jornada da Liga incluiu o nome do defesa uruguaio, que viu o quinto amarelo no Bonfim. Mas a SAD intentará a despenaliz­ação

- RAFAEL TOUCEDO RUI MIGUEL GOMES

Depois do sucesso que permitiu a utilização de Bolasie no clássico, após ver indevidame­nte um amarelo na jogo anterior, o gabinete jurídico leonino vai também recorrer do cartão mostrado ao central

O Sporting faz hoje o derradeiro esforço para que Coates possa ir a jogo esta sextafeira no dérbi contra o Benfica (em Alvalade para a 17.ª jornada da Liga), mediante a apresentaç­ão de recurso tendo em vista a despenaliz­ação do defesa uruguaio.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol confirmou, no mapa de castigos para a próxima ronda, a suspensão de Coates por um jogo, após este ter visto o quinto amarelo da época frente ao V. Setúbal. Uma suspensão já esperada, até porque é automática ao completar o ciclo de cinco amarelos na prova, mas os leões alegam que o cartão foi indevidame­nte mostrado. Coates, recorde-se, foi punido pelo árbitro Tiago Martins, no Bonfim, no sábado, após suposta falta sobre Mathiola aos 72’. O lance, contudo, não reuniu consenso no painel de especialis­tas que compõem o “TribunalOJ­OGO”:enquanto o ex-árbitro Jorge Coroado avaliou a amostragem do cartão como incorreta por “simulação” de Mathiola, José Leirós e Fortunato Azevedo detetaram “derrube” do uruguaio a travar uma “jogada prometedor­a” da equipa adversária. A SAD leonina já preparava a fundamenta­ção legal da exposição para tentar a despenaliz­ação de Coates e ontem mesmo deu ordem ao gabinete jurídico para que esta siga já hoje, de forma a que possa ser apreciada a tempo de haver uma decisão final antes do dérbi, que está marcado para sexta-feira à noite (21h15). “Não é falta. Lamento perder um dérbi por estas coisas”, escreveu Coates nas redes sociais pouco depois da conclusãod­apartidaco­moV.Setúbal, dando a sua versão dos factos.

Se a decisão for negativa, Ilori e até Neto podem ser as alternativ­as no onze a Coates. O

Sporting, recorde-se, já teve sucesso em intento semelhante há semanas, quando apresentou recurso pelo segundo amarelo exibido a Bolasie contra o Portimonen­se, na Taça da Liga, que ditou expulsão e o afastava do clássico com o FC Porto. Ficou provado que o amarelo em causa foi provocado por simulação de um rival, a expulsão foi levantada e o congolês foi titular no clássico.

 ??  ?? Sporting tenta ter o central uruguaio no dérbi, depois de ter visto Bolasie a ser despenaliz­ado para o clássico
Sporting tenta ter o central uruguaio no dérbi, depois de ter visto Bolasie a ser despenaliz­ado para o clássico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal