O Jogo

Um dragão à espera de voar

Paulo Moreira afirma-se no Campeonato de Portugal depois de ter partilhado palco com campeões

- CLÁUDIA OLIVEIRA

Foi companheir­o de quarto de Romário Baró, ingressou no FC Porto no mesmo ano que Vítor Ferreira e reconhece o talento que levou à promoção da dupla à equipa principal dos azuis e brancos

Paulo Moreira é nome de campeão. O médio está no Águeda a cumprir a sua primeira época de sénior, mas fez parte do lote de jogadores do FC Porto que venceu a UEFA Youth League e foi campeão nacional de juniores em 2018/19. Tem ainda 18 internacio­nalizações, dossub -15 aossub-17.A ligação aos dragõesaca­bou, mas sonha conseguir dar o salto.

“A melhor decisão foi assinar pelo Águeda. A vinda para este campeonato fez-me evoluir em bastantes aspetos. No FC Porto, tínhamos quase sempre a bola e pouco trabalháva­mos o aspeto defensivo. Aqui, isso não acontece e, a nível físico, tenho melhorado. Ambiciono dar o salto, o Águeda é uma ponte para que isso aconteça”, assume o médio de 19 anos.

“Claramente que é um jogador com uma formação diferencia­da. Tem umas experiênci­as que lhe permitem estar a um nível muito melhor, e o facto de passar pelo Campeonato de Portugal permitiu-lhe evoluir. Toma muito bem as decisões, mesmo em espaços reduzidos”, avaliou André Ribeiro, treinador do Águeda, que começou como adjunto nos sub-19 do emblema azul e branco e na temporada passada chegou a disputar o play-off de subida pelo Lusitânia de Lourosa.

Paulo entrou para a formação do FC Porto na mesma altura que Vítor Ferreira, atleta promovido ontem à equipa principal portista. “É um jogador com muita qualidade e potencial e vejo que pode conseguir afirmar-se num futuro próximo. Tem de trabalhar para isso, mas qualidade tem”, analisou, acrescenta­ndo que Diogo Costa “sempre foi muito forte, visto como um prodígio, não tinha barreiras”.

Barreiras que Paulo quer bater mostrando talento no Águeda. Com um golo marcado, o médio só falhou um jogo oficial. “Para chegar ao patamar mais alto, há vários caminhos. Há quem vá pelo caminho mais longo e outros pelo mais rápido”, concluiu.

 ??  ?? Paulo Moreira sente-se a evoluir no Águeda
Paulo Moreira sente-se a evoluir no Águeda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal