O Jogo

CURIOSIDAD­ES

-

Valderrama abriu-lhe as portas do futebol

Luis Díaz só começou a jogar ao mais alto nível aos 18 anos anos, quando apareceu a uma espécie de casting para encontrar a seleção da Colômbia que iria disputar a Copa América Indígena. Carlos Valderrama, uma das maiores estrelas daquele país, viu Luis Díaz e escolheu-o de imediato.

O primeiro indígena da seleção cafetera

Da seleção indígena ao Barranquil­la FC e, depois, ao Junior Barranquil­la foi um ápice. A ascensão do extremo foi rápida e mesmo a seleção nacional não tardou. Estreou-se em setembro de 2018 e a seria o primeiro futebolist­a de origem indígena a representa­r a a equipa principal do seu país.

Extremo mais rápido a chegar à dezena

Luis Díaz é o extremo do FC Porto que mais rápido chegou aos dez golos. Precisou de 26 jogos e 1421 minutos para chegar a esse registo, batendo o recorde que pertencia a Varela, que levou 21 jogos mas 1492 minutos. Além disso, está a um golo de igualar Brahimi, o extremo que, em época de estreia, mais faturou pelos dragões.

Marcou em todas as provas pelo FC Porto

O colombiano é o segundo melhor marcador da equipa nesta altura, com 12 golos, tendo conseguido faturar em todas as competiçõe­s disputadas pelo FC Porto: um golo na pré-eliminatór­ia da Champions, três na Liga Europa, quatro na campeonato e dois golos em cada uma das taças nacionais.

Teve alta já durante a suspensão

Luis Díaz sofreu uma rotura muscular na face posterior da coxa direita, frente ao Bayer Leverkusen (27 de fevereiro), mas menos de um mês depois já está operaciona­l. Falhou o Santa Clara e o Rio Ave, mas beneficiou da interrupçã­o para terminar a recuperaçã­o e já treina normalment­e, ainda que em casa. No regresso da competição, poderá ser opção para Conceição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal