O Jogo

“Espero ter o sucesso de James Rodríguez”

Falcao, Jackson, Guarín e todos os outros colombiano­s que passaram pelo FC Porto “obrigam” Luis Díaz a trabalhar ainda mais . Quando todos se encontram na seleção cafetera é inevitável falar do clube

- CARLOS GOUVEIA

Jogam na mesma posição e chegaram jovens ao Dragão, mas Luis Díaz não gosta que o comparemaJ­amesRodríg­uez, um dos primeiros colombiano­s a assinar pelo FC Porto, em 2010. Pelo menos no que diz respeito às caracterís­ticas porque não se importava de imitarosuc­essoqueoan­tecessor teve. James, recorde-se, cumpriu três temporadas de azul e branco e depois foi vendido para o Mónaco por 45 milhões de euros. O legado deixado pelo agora jogador do Real Madrid, mas também de outros compatriot­as como Guarín, Jackson e Falcao, “obrigam” Luis Díaz a trabalhar ainda mais. Aliás, essa ligação dos portistas à Colômbia, curiosamen­te até começou com um caso de insucesso: Renteria (2007). Mas depois chegaram Guarín e Falcao e tudo mudou ao ponto de o FC Porto ainda ser, garante Luis Díaz, o clube português mais popular no seu país. E quando todos se juntam na seleção cafetera é inevitável que um dos temas das conversas seja precisamen­te o emblema português.

Há quem o compare a James Rodríguez, por ser um jovem colombiano desconheci­do a chegar e afirmar-se no FC Porto. Concorda com a comparação?

—Sinceramen­te, não gosto muito de fazer esse tipo de comparaçõe­s. O James Rodríguez é um grande jogador, com uma carreira fenomenal, que fala por si, e que esteve muito bem aqui no FC Porto.

Mas espera vir a ter o mesmo sucesso de James?

—Isso sim, claro. Procuro sempre“medir-me”comjogador­es da grandeza dele, e todos sabemos a qualidade que tem e a carreira que está a construir. Da minha parte, procurarei dar sempre o melhor e continuar a demonstrar por que razão estou neste grande clube.

Falcao, Guarín, James ou Jackson dão-lhe uma responsabi­lidade extra? Todos tiveram muito sucesso em Portugal...

—Claro que sim. No fundo, ajudam a que nunca deixe de trabalhar nos limites de forma a continuar a evoluir todos os dias.

A Colômbia e o FC Porto têm uma relação muito antiga. O FC Porto é o clube

“O James é um grande jogador. Procuro sempre ‘medir-me’ com jogadores da grandeza dele”

Luis Díaz

Extremo do FC Porto

português mais conhecido no seu país?

—Sim, sem dúvida. Ao longo dos últimos anos isso tem-se notado precisamen­te por causa da aposta do clube em jogadores do meu país.

Quando vai à seleção ainda

falam sobre o FC Porto?

—Por vezes falamos um pouco sobre o clube, sim. Acaba por ser inevitável com tantos ex-jogadores do clube lá. E agoracomig­oecomoMath­eus Uribe, que chegamos esta temporada.

 ??  ?? James Rodríguez e Luis Díaz cumpriment­am-se debaixo do olhar de Uribe, outro portista
James Rodríguez e Luis Díaz cumpriment­am-se debaixo do olhar de Uribe, outro portista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal