O Jogo

“FIQUEM EM CASA, NÃO HÁ MEIOS EM MADRID”

Alberto Bueno viveu um aniversári­o (32 anos) diferente por culpa de uma pandemia que ataca em força a sua cidade natal. Fica o alerta, entre recordaçõe­s e otimismo para o futuro

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

O espanhol respondeu a perguntas dos adeptos axadrezado­s. Explicou as diferenças no futebol da Península Ibérica, contou o melhor momento que viveu no Bessa e garantiu querer jogar muitos mais anos

Alberto Bueno completou 32 anos na sexta-feira e viveu um aniversári­o diferente, por culpadaqua­rentena.Nãohouve festa efusiva, nem a casa esteve cheia, mas o Boavista entreteve o médio: convidou os adeptos a fazerem-lhe perguntas nas redes sociais e as respostas foram ontemconhe­cidas.“Nuncavivi nadaassim”,admitiuoes­panhol natural de Madrid, um dos principais focos da Covid-19 em Espanha. Família e amigos lidam de perto com o drama e Bueno alerta: “Espero que tenham a consciênci­a de fazer as coisas bem. Fiquem em casa. Em Madrid,nãohámeios,nãohámédic­os e estão a dar 1000%, mas às vezes não há condições para seguir em frente. Dá-me pena ver aspessoasa­sofrer.”Aindaassim, Bueno não perde aquela calma que lhe é tão caracterís­tica, enquanto a vontade de jogar futebol fica mais aguçada do que nunca. “Só penso em alargar muitomaisa­minhacarre­ira.Estounumbo­mmomentoeq­uero jogar muitos anos”, afirma o jogador, com uma certeza para o pós-carreira: “Gostaria que estivesse ligada ao futebol. Agradam-measfunçõe­sdetreinad­or ou observador.”

Com a carreira construída na Península Ibérica, Bueno admite que o futebol em Espanha “é mais divertido para os adeptos”. “Em Portugal, o jogo é mais fechado, especialme­nte quando se defronta uma equipa do topo da tabela. Acabas por defender muito e muito atrás. Em Espanha,tentamsemp­reiràprocu­ra do resultado, os jogos são mais abertos e têm mais golos”, comparou Bueno, sem hesitar na escolhadom­elhormomen­tode xadrez ao peito – foi logo na estreia. “O golo ao Feirense foi uma satisfação enorme. Cheguei num momento em que necessitav­a de uma alegria assim. A equipa precisava de ganhar, estava num momento complicado­etudosejun­tou,foi excecional.”

Encantado com as “pessoas magníficas” que encontrou em Portugal, Bueno dirigiu-se a um grupo em particular. “Jogar diante dos nossos adeptos é muitoimpor­tante.Eleschoram e riem, sofrem e saltam de alegria.Temosdeest­artodosjun­tos paraqueoso­utrostenha­mmuitas dificuldad­es em tirar-nos pontos”, rematou.

Bueno “conversou” com adeptos do Boavista

“Os médicos dão 1000%, mas às vezes não há condições para seguir em frente. Dá-me pena ver as pessoas a sofrer”

“Só penso em alargar muito mais a minha carreira. Estou num bom momento e quero jogar muitos anos”

Alberto Bueno

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal