O Jogo

Mandatos vão ser mais longos

A proposta para alteração dos estatutos já foi disponibil­izada online, mas a votação está suspensa

- MIGUEL NUNES AZEVEDO

Prolongar a duração dos mandatos é a principal novidade na proposta da alteração dos estatutos dos sadinos, publicada ontem. Disciplina, contas e calendário também com novas diretrizes

Depois de alguns meses de reavaliaçã­o, foi disponibil­izada ontem uma nova proposta para alterações dos estatutos do Vitória de Setúbal. O documento traz novas normas em relação ao anterior, entre elas o prolongame­nto dos mandatos para quatro anos, em vez dos três atualmente em vigor.

De acordo com os estatutos, os órgãos sociais são eleitos por um período de três anos, algo que poderá mudar. Os mandatos podem passar a ser de quatro anos, com eleições a realizarem-se em novembro, mas, aoquetudoi­ndica,estadiretr­iz só entrará em vigor após novo sufrágio, dado que as disposiçõe­s transitóri­as determinam que as próximas eleições ordinárias se realizarão em 2022, cerca de três anos após a eleição de Paulo Gomes.

A proposta dita ainda que as contas do clube e da SAD devem ser auditadas por uma empresa especializ­ada quando tal se justificar, que o orçamento para o ano económico deve ser conhecido entre abril e maio e que as secções devem apresentar planos de atividades, orçamentos e relatórios e contas à Direção. Entre as propostas que se mantêm do anterior documento e que não constam do atualmente em vigor, destaque para a possibilid­ade de uma segunda volta nas eleições caso nenhuma lista consiga maioria no ato eleitoral e a proibição de voto a sócios com menos de seis meses de filiação.

Caso seja aprovada pelos sócios, esta será a primeira alteração ao documento em quase 16 anos, com a última revisão datada de 16 de julho de 2004. A assembleia geral estava prevista para o final deste mês, mas acabou por não ser convocada devido ao surto do novo coronavíru­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal