O Jogo

Do campo para o combate ao vírus

Andreia, enfermeira, vai para a linha da frente, num “drive thru”, e escreveu às colegas de plantel

- CLÁUDIA OLIVEIRA

Com toda a competição suspensa e todos os holofotes voltados para o combate à pandemia de Covid-19, propagam-se os apelos para seguir as recomendaç­ões da DireçãoGer­al de Saúde, muitas vezes pela voz de atletas e artistas de renome. No plantel feminino do Fiães, da II Divisão de futebol feminino, os apelos e recomendaç­ões vêm de dentro do balneário, por parte de quem conhece bem a realidade desportiva e a da saúde. Andreia Santos,médiadoclu­bedoconcel­ho de Santa Maria da Feira, é enfermeira no hospital de S. João, no Porto. Outra enfermeira de serviço é a guarda-redes Andreia Matos. Habituada a manter a salvo as redes da equipa, a atleta de 26 anos inicia na próxima semana uma missão na primeira linha de combateaoc­oronavírus.“Para a semana vou para um posto ‘drive thru’ começar a fazer exames a casos suspeitos da Covid-19. Tenho medo, é impossível não ter. Mas para isso estudei. Para isso trabalhei. Para todos nós”, escreveu a jogadora, antes de deixar escapar um desabafo emocionado face ao afastament­o das companheir­as de plantel. “Tenho saudades vossas. Saudades do balneário... saudades dos nossos domingos... saudades do nosso grito”, revelou.

Enfermeira na Unilabs, Andreia Matos vai trabalhar nas estruturas criadas para fazer os testes a pessoas com suspeita de infeção, previament­e referencia­das pelo Serviço Nacional de Saúde. Pronta e confiante na missão que tem pela frente, a guarda-redes deixou uma mensagem de esperança e responsabi­lidade. “Só depende de nós continuarm­os a gritar juntos. Por favor, a toda a nossa equipa, fiquem em casa”, pediu. “Nós vos damos tudo nesta luta também. Adoro-vos. Que Deus esteja convosco”, despediu-se.

As companheir­as de equipa respondera­m, assumindo o temor pelo momento, mas até esse sentimento tem pontos positivos: “Como diz o míster, o medo faz-nos estar mais concentrad­os!”

O Fiães ocupa a segunda posição da Série Norte da II Divisão, com os mesmos pontos do líder Famalicão (seis).

“Tenho medo, é impossível não ter. Mas para isso estudei. Para isso trabalhei. Para todos nós” “Nós vamos dar tudo também nesta luta. Adoro-vos. Que Deus esteja convosco”

Andreia Matos

Guarda-redes do Fiães

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal