O Jogo

“Calendário­s são esquisitos”

TARANTINI Capitão do Rio Ave concorda com Gianni Infantino, mas aponta outras falhas no futebol

- MANUEL CASACA

O JOGO ouviu protagonis­tas do futebol português para saber quais os problemas mais prementes. Tarantini, um dos jogadores mais experiente­s da I Liga, abordou dificuldad­es e soluções

Tarantini, capitão do Rio Ave e um dos jogadores mais experiente­s da I Liga, está de acordo com o presidente da FIFA. “Concordo com o que Gianni Infantino disse nesta questão de haver competiçõe­s e jogos a mais. O excesso de jogos nem se coloca muito em Portugal, mas a nível internacio­nal é um problema. A Liga das Nações, por exemplo, é uma competição a mais. Não tem aquele peso de um Mundial ou de um Europeu. Fala-se ainda da criação de mais uma prova europeia...”, lembra.

O médio considera que 18 equipas na I Liga portuguesa é um número adequado para a realidade nacional, mas apontafalh­as.“Oproblemaé­quetemos uma calendariz­ação esquisita, porque muitas vezes temos blocos de oito jogos e depois estamos duas semanas semcompeti­r.Admitoquen­ão deve ser fácil por causa da calendariz­ação das competiçõe­s europeias e das seleções, mas, lá está, se calhar vai um pouco de encontro ao que Gianni Infantino diz, porque depois coloca estas questões internas de cada país. Em Inglaterra, por exemplo, vão eliminar a Taça da Liga. Em Portugal isso não faz sentido, porque já temos poucos jogos e eliminando mais uma competição, um jogador como eu ou um clube como o Rio Ave, dificilmen­te

“O excesso de jogos nem se coloca muito em Portugal, mas a nível internacio­nal é um problema”

Tarantini

Capitão do Rio Ave

consegue ter jogos de semana a semana”, lembra.

Tarantini considera ainda que um dos aspetos a ter em atenção são os contratos dos jogadores. “Esta criação do teto salarial para evitar esta loucura dos milhões também pode dar uma equidade maior ao futebol, porque há uma disparidad­e muito grande entre as equipas, nomeadamen­te no futebol português”, frisa.

Ainda em defesa dos futebolist­as, o médio do Rio Ave dá mais uma sugestão. “Devia haver uma proteção à carreira do jogador de futebol. Como? Sempre defendi que, tal como há cédulas para os treinadore­s de futebol, qualquer jogador deveria ter um cartão de jogador”, sugeriu.

 ??  ?? Tarantini deixa várias sugestões para melhorar futebol
Tarantini deixa várias sugestões para melhorar futebol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal