O Jogo

Milhões e minutos sempre a subir

HISTÓRIA Calendário­s mais apertados e valores de transferên­cias estonteant­es colocam a época 1989/1990 a anos-luz de distância

- DUARTE TORNESI

A globalizaç­ão alimentou a “fome” de bola planetária, levou à introdução de mais provas e, consequent­emente, de mais receitas. Estas ajudaram o mercado a passar de valores recorde de 6,5 M€ para 100 M€

Fenómeno global e um produto gerador de milhões, o futebol foi “arrastado” pelas enormes mudanças ocorridas no mundo nos últimos 30 anos até uma era de modernidad­e que divide os adeptos, mas onde é indiscutív­el o seu peso mediático e financeiro. No atual contexto, a barreira dos 100 milhões de euros – valor inimagináv­el na década de 1990 – tornou-se quase corriqueir­a e, para alimentar a “fome” de bola planetária, os calendário­s esticaram-se até chocarem de frente com as críticas de quem acha que se joga demasiado.

Curiosamen­te, os números mostram que, em alguns casos, a diferença não é assim tão grande em relação ao que se passava há 30 anos. Analisando os seis principais campeonato­s europeus, Portugal e França são aqueles que registam maior diferença de atividade em relação a 1989/1990 e esta pode ser explicada pela introdução das respetivas Taças da Liga, já neste século. No campo das seleções, a introdução de novos países na UEFA – provenient­es das dissoluçõe­s da União Soviética e da Jugoslávia – vieram aumentar a carga das qualificaç­ões e tornar mais longo o caminho rumo a grandes competiçõe­s internacio­nais (ver quadro).

A forma como funciona o mercado de transferên­cias acabou por ser bem mais radical. No início da década de 1990,numcenário­inimagináv­el para as gerações mais novas, os negócios milionário­s faziam-se em Itália, mas, dez anos volvidos, o início da era dos galáticos de Florentino Pérez e, posteriorm­ente, a entrada de grandes capitais estrangeir­os nos clubes (Chelsea, City ou PSG) abriram caminho a gastos que não se imaginavam possíveis.

 ??  ?? Lance entre Marcano e Rafa no último clássico
Lance entre Marcano e Rafa no último clássico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal