O Jogo

LOPETEGUI DURO PARA O GOVERNO

ESPANHA Treinador do Sevilha ataca a lentidão do Estado, que só declarou a Emergência dia 15, já ciente do caos prévio em Itália

- FREDERICO BÁRTOLO

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, foi cáustico como Governo espanhole disparou forteà leveza eà demora das medidas adotadas a meio do mês, dizendo que as entidades permitiram um cenário de caos semelhante ao italiano. “Tivemos um exemplo muito próximo, aqui ao nosso lado, em Itália, e olhámos para esse problema demasiado tarde. Por alguma razão, não fomos cautelosos. Não houve intuição de que o cenário dramático que existia em Itália também podia suceder no nosso país. É claro que as medidas tomadas inicialmen­te não foram suficiente­s”, atira à “Rádio Sevilha”.

Espanha vive uma verdadeira calamidade: soma já 33 089 casos da Covid-19, dos quais 2182 resultaram em mortes. O número é assustador, ainda mais se pensarmos que há uma semana tinha 329 vítimas. Ontem, morreram mais 462 pessoas e o surto caminha para a tragédia transalpin­a, onde faleceram mais de 6000 pessoas e quase 64 mil foraminfet adas. Recorde-se que em Espanha, apenas no dia 14 passaram a ser proibidas movimentaç­ões dentro do país. No dia seguinte, Pedro Sánchez, primeiro-ministro, declarou o Estado de Emergência e fechou fronteiras, isto quando os infetados já eram mais de 700. Só aí, as 17 Comunidade­s Autónomas aceitaram o repto de uma política comum. Contudo, ainda não há isolamento total. “A prioridade é a saúde. Agora, estamos todos nas trincheira­s”, diz o técnico do Sevilha, vendo a suspensão dos campeonato­s e o adiamento do Europeu como “decisões que tinham de ser tomadas.”

 ??  ?? Lopetegui considera insuficien­tes as medidas iniciais do Governo
Lopetegui considera insuficien­tes as medidas iniciais do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal