O Jogo

Rotinas adaptadas ao mundo virtual

Pedro Duarte explicou como têm sido os treinos do plantel canarinho nesta fase de isolamento, por causa da pandemia de Covid-19

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

Consoante o tempo de paragem, o treinador estorilist­a acredita que pode ser preciso uma pequena fase de preparação, pois pode haver “uma perda de capacidade física e tática nesta altura”

Numa fase excecional, na qual o futebol está parado e as pessoas estão em isolamento domiciliár­io, a equipa técnica do Estoril, liderada por Pedro Duarte, tenta com o auxílio da tecnologia recriar as rotinas diárias de treino. Por isso, o plantel reúne-se diariament­e, exceto no dia da semana designado para folga, através de uma plataforma, às 10h15, hora em que habitualme­nte começam os treinos. “Nos primeiros 15 minutos, tentamos conviver um pouco, para lembrar aquela parte de convívio no balneário. Depois, há um elemento responsáve­l por dar o treino e tentámos perceber como é que o jogador está a trabalhar. A nossa ideia, nesta fase, é criar uma rotina e também perceber como está o atleta em termos físicos e como está a situação das famílias”, explicou o treinador canarinho, numa videoconfe­rência promovida ontem pela SAD estorilist­a.

Pedro Duarte constatou que “esta é uma também é uma situação nova para os treinadore­s, que estão mais habituados a fazer um trabalho de campo”. “Tivemos de nos adaptar. Não foi só a equipa técnica e jogadores, foram todos os departamen­tos do clu

“Todos os departamen­tos do clube tiveram de se adaptar a esta nova realidade”

Pedro Duarte

Treinador do Estoril

be. Agora, cabe-nos fazer um treino diferente e assegurar um trabalho que visa a manutenção da capacidade física dos atletas”, vincou o técnico, que também tem aproveitad­o estes dias para fazer um trabalho de análise: “Tento analisar os últimos jogos que realizámos e aproveito também para observar outras equipas. Procuro ainda manter-me informado sobre o que se passa noutros campeonato­s.”

Antes da paragem competitiv­a, por causa da pandemia de Covid-19, o Estoril ocupava o quarto lugar da II Liga, com 39 pontos. Ainda sem saber quando será o regresso à competição, o treinador estorilist­a acredita que será preciso uma fase de adaptação, quando as equipas retomarem os treinos no campo. “Isso dependerá do tempo de pausa, mas há sempre uma perda de capacidade física e tática que estamos a tentar minimizar com o tipo de treino que estamos a fazer, no qual também enviamos vídeos aos atletas. Se tivermos três jogos por semana é preciso estar bem fisicament­e para prevenir lesões”, apontou Pedro Duarte, que assumiu o comando técnico do plantel em janeiro.

 ??  ?? Pedro Duarte assumiu o comando técnico do Estoril em janeiro
Pedro Duarte assumiu o comando técnico do Estoril em janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal