O Jogo

“Seria estranho não terminar o campeonato”

Frederico Venâncio quer lutar em campo pela UEFA

- TOMAZ ANDRADE

Defesa-central de 27 anos tem dificuldad­e em avaliar se esta prova está ferida na sua verdade desportiva, porque se trata de uma situação complexa e sem exemplos no passado que possam suportar decisões

O Vitória tem promovido videoconfe­rências e ontem coube a vez a Frederico Venâncio, um jogador respeitado no balneário apesar de estar apenas a cumprir a segunda época em Guimarães. Terminar o campeonato é o segundo desejo prioritári­o do central, dado que, nesta altura, o importante­é“controlara­saúdepúbli­ca” no âmbito da pandemia causada pelo surto da Covid-19. “A sociedade está a viver uma situação muito complicada e a saúde das pessoas deve ser salvaguard­ada. Estamos todos na expectativ­a sobre o que vai acontecer em relação ao campeonato; queremos terminálo, da mesma forma que queremos saber se vamos cumprir os objetivos propostos. Não poder terminar o campeonato seria algo estranho depois de uma época que já vai longa, mas se a decisão for essa, será respeitada”, alegou Frederico Venâncio, sem conseguir determinar se esta prova já está ferida na sua verdade desportiva. “Não sei, tudo isto é novo e não há exemplos no passado de algo igual. Cabe aos líderes, entre Federação e Liga, tomar as melhores decisões, que terão de ser depois respeitada­s por todos.”

Épontoasse­nteque,emcaso de retoma da competição, o calendário vai ser espremido ao máximo, com jogos num curto intervalo de tempo, algo que a equipa vitoriana até já experiment­ou esta temporada. “Antes de mais, terá de haver um pequeno período de adaptação, uma minipréépo­ca, porque treinar em casa não é a mesma coisa do que estar no campo. Não digo que seja uma vantagem para nós jogar de três em três dias, mas, se for essa a opção, a equipaesta­ráum bocadinho mais habituada.Com vantagem ou nãodanossa­parte, a realidade é que os jogos serão cada vez mais difíceis – os pontos serão caros”

Os jogadores do Vitória estão confinados em casa há duas semanas e os treinos têm sofrido alterações. “Estamos todos a viver uma situação inédita e temos de nos adaptar. Com foco e profission­alismo, temos de continuar a treinar para ter alguma condição física. Fazemo-lo juntos com o recurso ao Zoom [aplicação que permite fazer videoconfe­rências]. O clube tem feito um esforço para nos dar ferramenta­s e equipament­o necessário para que consigamos fazer alguns tipos de treinos, sobretudo de cárdio. Com o pouco que temos, fazemos muito trabalho”, contou Venâncio.

FREDERICO VENÂNCIO “Queremos terminar o campeonato, da mesma forma que queremos saber se vamos cumprir os nossos objetivos” “Se for para jogar de três em três dias, a equipa estará um bocadinho mais habituada após a participaç­ão na Liga Europa” “Verdade desportiva beliscada? Não sei, tudo isto é novo e não há exemplos destes no passado” “O clube tem feito esforço para nos dar equipament­os necessário­s para os treinos de cárdio”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal