O Jogo

“Gerou-se clima de facilitism­o nas provas europeias”

Falta de competitiv­idade do campeonato nacional não é a única justificaç­ão para a saída dos clubes

-

Técnico do Shakhtar entende que foi passada para a opinião pública uma ideia errada em relação ao valor dos adversário­s das equipas portuguesa­s e que houve falta de respeito por parte dos analistas

Como perspetiva que o campeonato termine em Portugal? A jogar?

—A engenharia da imaginação tem o seu palco e toda a gente tem o direito a dar opinião. Tudo é aceitável, desde que haja a consciênci­a clara de que se a posição tomada não for a que defendem, que a respeitem mesmo assim.

Portugal sem equipas na Europa. O que nos diz isto?

—Quando foi o sorteio, achei muito estranho a forma como a Imprensa reagiu. Passou-se para a opinião pública a ideia de que Portugal podia seguir em frente com todas as equipas e li, na altura, que o FC Porto era o que podia ter mais dificuldad­es e que os outros tinham adversário­s muito acessíveis. Depois, com a eliminação de todas as equipas, tomou contado país uma histeria. Há que respeitar os outros clubes. O primeiro passo para não se seguir em frenteénão­respei taro s outros, ou haver genteànoss­avol ta que não respeita os outros. Os clubes respeitara­m, os treinadore­s avisaram e os jogadores estavam consciente­s, mas à volta gerou-se um clima de facilitism­o.

Isso foi no sorteio ou depois da primeira mão?

—Nos dois casos. Dizia-se que todos só tinham de marcar um golo e que o Sporting não podia sofrer, como se marcar um golo na Europa e não sofrer fosse algo muito acessível. Na Liga Europa e na Champions, as coisas nunca são fáceis por muito que pareçam aos olhos de quem analisa. Para vermos a falta de respeito por alguns adversário­s, até foi dito em Portugal por um analista do fenómeno que o Benfica tinha sido eliminado por uma equipa de dimensão regional; essa equipa tem nove jogadores na seleção da Ucrânia, que ficou à frente de Portugal no apuramento para o Europeu. São estas coisas, esta falta de respeito pelos adversário­s e pelo futebol, que induzem as pessoas em erro. O campeonato português não é tão competitiv­o como deveria ser, mas há pessoas para analisar isso. Esse não é o único motivo, porque o Rangers não está num campeonato muito competitiv­o, a liga ucraniana não é muito competitiv­a e a turca também não. Por isso falei do respeito.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal