O Jogo

FORMAÇÃO ENCERRA SEM CAMPEÕES

Federação Portuguesa de Futebol dá como concluídas as provas nacionais dos escalões jovens de futebol e futsal, masculinas ou femininas

- DUARTE TORNESI

O sistema de subidas e descidas também não será colocado em vigor. Estado de emergência e suspensão das atividades letivas formaram situação de “carácter excecional” que justificou a medida

Invocada a proteção da população, especialme­nte dos “jovens e das crianças que amam a modalidade”, face à pandemia da Covid-19, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou ontem o encerramen­to das provas nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas. No comunicado partilhado no seu sítio oficial, o organismo que rege o futebol português informou que destas não vai resultar qualquer efeito desportivo imediato, o que equivale a dizer que não vão ser atribuídos títulos de campeão, nem posto em prática o sistema de subidas e descidas.

Destacando o “carácter excecional da situação”, a FPF justificou a medida com a existência de um Estado de Emergência em vigor no país e com a “alta” probabilid­ade de este se estender para lá do prazo inicialmen­te previsto: 2 de abril. Outra das razões apontada pela

FPF passa pela suspensão das atividades letivas, decretada a 16 de março. Salientand­o a ligação “indissociá­vel” entre o ensino e o desporto, o organismo refere que a complexida­de do contexto de pandemia reforça a “necessidad­e de pais, avós, filhos e netos se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde”.

O organismo que rege o futebol português também anunciou que esta decisão foi tomada após auscultar os seus associados e que a medida será acompanhad­a pelas 22 associaçõe­s distritais e regionais, que vão igualmente suspender as suas competiçõe­s destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal. No mesmo ponto, a FPF também dá conta da sua crença num apoio inequívoco por parte dos clubes, que, no entender do organismo, ganham tempo e estabilida­de para preparara próxima temporada. Apesar do tom de unanimidad­e utiliza dono comunicado, a Associação de Futebolde Lisboa( AFL),pe la voz do presidente, Nuno Lobo, já veio a público desmentir a versão apresentad­a (ver página ao lado).

Recorde-se que a decisão anunciada ontem só “atinge” os escalões de formação, deixando de fora as competiçõe­s seniores organizada­s pelo organismo. Neste cenário, a Taça de Portugal – cuja final entre FC Porto e Benfica continua marcada para o dia 24 de maio – e o Campeonato de Portugal permanecem “apenas” suspensos.

No entanto, como avisa a FPF no comunicado de ontem, a situação excecional provocada pela Covid-19 não é estanque e continuará a ser monitoriza­da pelo grupo de emergência criado pelo presidente do organismo, Fernando Gomes. Esta “task force” poderá, face a novos desenvolvi­mentos da pandemia, ampliar ou reduzir as medidas implementa­das.

 ??  ?? Seniores: final da Taça e Campeonato de Portugal seguem apenas suspensos
Seniores: final da Taça e Campeonato de Portugal seguem apenas suspensos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal