O Jogo

Formação até ao fim mesmo sem provas

Atletas vão continuar a trabalhar e até os jogos-treino serão equacionad­os se a saúde permitir

- CARLOS GOUVEIA ANDRÉ MORAIS

bbbA Federação Portuguesa de

Futebol decidiu terminar oficialmen­te todos os campeonato­s deformação, mas isso não significa que os jovens do FC Portovão entrar mais cedo de férias, porque há outros objetiv os para cumprir, explicou a O JOGO José Ferreirinh­a Tavares. “Todos os dias contam e ninguém pára de se desenvolve­r. Não há competição, mas a próxima época vai existir, comece quando começar. E o FC Porto continuará a existir, os jogadores continuarã­o a ser do FC Porto e isto é um processo continuo. Temos obrigação de os continuara desenvolve­r como objetiv ode chegaremà equipa A. Portanto, o nossoplano de treinos vai continuar a existir até ao momento que o clube informe os jogadores que estão de férias ”, referiu o coordenado­r da formação dos dragões.

Ainda que oaspetocom­petit ivo tenha um grande peso, José Ferreirinh­a Tavares coloca-o num plano secundário[ ver mais nas páginas 4-5]. “Os campeonato­s são importante­s, mas a ‘campeonite’ nãoéom ais importante. É, antes, o desenvolvi­mento de cada jogador ”, sublinhou. Nesse sentido, o FC Porto vai continuara enviar planosde trabalho para a formação. “Temos jogadores dos 7 aos 19 anos e procuramos te ruma vertentein­dividualiz­ada e diferencia­da por níveis. Mas todos estão a ser estimulado­s a se desafiarem”, explicou.

No futuro, até jogos-treino poderá haver. “Não sabemos o que vai suceder nas escolas e também temos essa responsabi­lidade. Separarmos, os jogadores vão demorar mui tomais tempo a readquirir os níveis para a época seguinte”, referiu, preferindo aguardar. “Daqui a algum tempo, em função da evolução social, de saúde e até escolar, vamos tentar perceber se é possível ter jogos-treino. E vamos estar atentos a todos os timings,saberqu ando a escola vai acabar, se o período de férias vai ser de seis semanas ou de duas. Sabemos é que terá de ser sempre a FPF a permitir haver esses jogos-treino. Temos de respeitar as decisões”, frisou.

“Em função da evolução social, de saúde e até escolar, vamos perceber se é possível haver jogostrein­o”

José Ferreirinh­a Tavares Coordenado­r da formação

 ??  ?? José Tavares é o coordenado­r portista
José Tavares é o coordenado­r portista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal