O Jogo

“Aquilo foi um desastre...”

Deco revelou uma história entre Carlos Alberto e Mourinho antes do jogo com o Lyon em 2004

- PEDRO MARQUES COSTA

O “Mágico” regressou ontem ao passado, numa conversa em direto nas redes sociais com o “Feijão”, para recordar o triunfo do FC Porto na Liga dos Campeões de 2003/04

Carlos Alberto entrevisto­u Deco em direto no Instagram. Os dois jogaram juntos no FC Porto na época da conquista da Liga dos Campeões, em 2004, eontemp artilharam, num ambiente descontraí­do,várias histórias dessa altura. O antigo internacio­nal português recordou uma que envolveu ainda José Mourinho. “Ainda bem que cresceste, naquela altura eras muito moleque [miúdo]”, começou por brincar Deco, dirigindo-se diretament­e ao antigo companheir­o. “No FC Porto, gostávamos muito de ti e, mais do que isso, precisávam­os de ti. Houve uma altura que o teu irmão te foi visitar a Portugal, chegaste atrasado ao treino e ainda por cima brigaste com o José Mourinho. Ele castigou-te e mandou-te treinar com a equipa B. Os balneários das duas equipas ficavam perto um do outro e, passado uns dias, fui falar com o Mourinho e disselhe: ‘Traz o Carlinhos de volta, ele anda triste, está sempre a chorar, e vamos jogar com o Lyon [quartos de final da Liga dos Campeões]. Vamos precisar dele’. O Mourinho disse que ia conversar contigo, mas que tinhas de pedir desculpa ao grupo. O problema é que tu tinhas montado uma rede de futevólei no balneário da equipa B... Era suposto estares triste, mas quando o Mourinho entrou tu estavas aos gritos e na palhaçada. Foi um desastre! Apesar disso, ele desculpou-te e voltaste à equipa”, contou Deco. “O Mourinho gostava muito de mim”, respondeu Carlos Alberto. “A verdade é que, naquela altura, eu andava mesmo triste por não estar com a equipa. Foi apenas um momento de alegria e, justamente naquela altura, ele entrou no balneário. Felizmente tudo passou”, recordou, por entre sorrisos.

Numa fase mais séria da entrevista, Deco foi convidado a dizer qual foi a Liga dos Campeões mais difícil de vencer: com o FC Porto em 2004 ou Barcelona em 2006.“O Barcelona daquela altura nãoéo mesmo de hoje. Naqueles anos, era tão difícil ganhar a Liga dos Campeões com o Barcelona, que só tinha ganho uma, em 1992, como com o FC Porto. Ganhar uma Liga dos Campeões nunca vai ser fácil, mas ganhar pelo FC Porto terá sempre um sabor especial”, afirmou. Mas será que os portistasp­odem repetira conquista nos próximos anos ?“Pode acontecer. O Ajax esteve muito perto na última época. Mas é preciso uma conjugação de vários fatores para dar certo. Na minha época, o FC Porto tinha vários jogadores com três ou quatro anos de clube, tinha outros mais experiente­s que regressara­m, como o Vítor Baía, e um treinador jovem e revolucion­ário. Hoje em dia, os jogadores não duram muito tempo nos clubes. Apesar de o FC Porto ser um histórico do futebol europeu, não tem condições financeira­s para segurar os grandes jogadores por mais de dois anos”, rematou.

“Apesar de ser um histórico, agora o FC Porto não tem condições para segurar os grandes jogadores por mais de dois anos”

Deco

Antigo jogador do FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal