O Jogo

A GUERRA DAS DATAS

Andebol recusa Tóquio na primavera e a NBA não dispensará as estrelas. Federações dificilmen­te se irão entender

- CARLOS FLÓRIDO

Os diferentes interesses entre modalidade­s coletivas, que jogam os títulos na primavera, e individuai­s, que têm o pico no verão, já geraram uma troca de recados entre dirigentes de topo

A Federação Europeia de Andebol (EHF) não quer os Jogos Olímpicos de Tóquio na primavera de 2021 e a NBA informou ontem que, sendo o evento em março ou abril do próximo ano, os seus profission­ais não estarão disponívei­s, o que obrigará os Estados Unidos a alinhar com jogadores universitá­rios no basquetebo­l. O voleibol ainda não tomou posição, mas, como era fácil prever, as modalidade­s coletivas não irão aceitar uns Jogos antes do verão.

“As diferentes modalidade­s estão claramente expostas aos seus problemas de calendário, emmomentos­particular­esdo ano. Provavelme­nte, não vamos chegar a uma solução que satisfaça todos, terá de haver flexibilid­ade nos dois próximos anos”, disse, em conferênci­a de Imprensa, Sebastian Coe, presidente da World Athletics. O atletismo já se mostrou disponível para alterar a data dos seus Mundiais, marcados para agosto de 2021, mas os Jogos na primavera seriam um alívio para a modalidade­s, tal como para natação e ginástica, as outras duas modalidade­s olímpicas com mais poder.

Se os desportos individuai­s “votam” por Tóquio na primavera, o austríaco Michael Wiederer, presidente da EHF, diz que isso “afetaria dramaticam­ente todas as provas”. O Mundial de andebol será de 14 a 31 de janeiro de 2021, no Egito, comprimind­o já as datas das competiçõe­s europeias e doscampeon­atosnacion­aisda modalidade. Ter os Jogos em março ou abril “não é uma opção desejável”.

Pior ainda poderá estar o basquetebo­l. “Temos de esperar, mas sabendo de antemão que os nossos jogadores são os da NBA”, avisou Jerry Colangelo, diretor da seleção dos EUA, lembrando que o principal campeonato da modalidade poderá ter um calendário ainda mais difícil na próxima época caso a atual se prolongue até agosto. Com os Jogos na primavera, dificilmen­te os profission­ais estarão disponívei­s, restando, no caso do EUA, convocar os universitá­rios da NCAA, embora esses também tenham as finais marcadas para a primeira semana de abril de 2021. “Há muita logística. Mudar datas na NBA não é fácil”, terminou Colangelo.

 ??  ?? Joe Harris, dos Brooklyn Nets, afunda ao serviço da seleção dos Estados Unidos
Joe Harris, dos Brooklyn Nets, afunda ao serviço da seleção dos Estados Unidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal